v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Mediação da informação no Instagram da Biblioteca Central da UFPA: um estudo de caso do perfil @BCUFPA

João Arlindo dos Santos Neto
Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Diego Bil Silva Barros
Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Mediação da informação,
  • Redes e mídias sociais,
  • Mediação no Instagram.

Como Citar

Santos Neto, J. A. dos, & Barros, D. B. S. (2022). Mediação da informação no Instagram da Biblioteca Central da UFPA: um estudo de caso do perfil @BCUFPA. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–22. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1826

Resumo

O uso de redes e mídias sociais tem sido cada vez maior por organizações, marcas, lojas, instituições de ensino e também equipamentos informacionais. Dentre as possibilidades, o Instagram apresenta-se como a mídia social da atualidade, superando o Facebook e Twitter. Desse modo, o objetivo desse trabalho é investigar como ocorre a mediação da informação no Instagram da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará. Como objetivos específicos, elencou-se: a) conhecer a política editorial da página; b) identificar os recursos do Instagram mais utilizados; c) analisar o conteúdo das postagens e sua frequência; d) verificar a interação entre a página e os usuários. A pesquisa é de natureza básica, do tipo exploratório-descritiva e de abordagem qualiquantitativa. Adota como método de pesquisa o Estudo de Caso e como evidências de coleta a pesquisa documental, a entrevista semiestruturada e a revisão bibliográfica. Os resultados evidenciam um posicionamento digital persistente e contínuo da Biblioteca no Instagram, bem como demonstram que a Biblioteca tem realizado esforços para mediar a informação de forma não convencional. Considera-se que a mediação da informação realizada no Instagram tem a potencialidade de alcançar usuários ainda não alcançados através de outros veículos de comunicação. Conclui-se que o Instagram configura-se como via estratégica de comunicação e de compartilhamento de conteúdo para os usuários.