Published
2022-08-30
Keywords
- Mediação de Leitura Literária,
- Biblioteca Universitária,
- Extensão Universitária.
Abstract
Apresenta o relato de experiência do projeto de extensão “Resiliência Literária” desenvolvido pela biblioteca da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Dois Vizinhos. O projeto foi proposto como forma de enfrentamento ao distanciamento físico imposto pela pandemia de Covid-19, visando ao acolhimento digital das comunidades acadêmica e externa, através da mediação de leitura de textos literários, assim, buscando ajudar a diminuir o stress e a amenizar a sensação de solidão, ansiedade e demais sentimentos causados pelo isolamento social. Apresenta o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's): aplicativo WhatsApp e da ferramenta de videoconferência Google Meet, ambos utilizados para a mediação da leitura literária e ações educativas. Como metodologia, foi empregado o método descritivo a fim de relatar o desenvolvimento das atividades. Os resultados indicam que os indivíduos participantes do projeto de extensão “Resiliência Literária”, sentiram-se acolhidos pela equipe da biblioteca e que as reflexões individuais e as partilhadas durante os encontros virtuais, assim como as falas das profissionais convidadas nos encontros virtuais via Google Meet, auxiliaram os participantes a melhor enfrentar o momento de isolamento social durante a pandemia de COVID 19. Também, contribuiu com novos aprendizados, que enriqueceram o intelecto e proporcionaram novas vivências literárias a partir das diferentes interpretações e visões de mundo, o que influencia diretamente na formação cultural e cidadã dos sujeitos. Portanto, almeja-se que o presente trabalho incentive as bibliotecas universitárias a fazerem uso das TIC's, e que estas promovam ações e projetos culturais voltados para a formação de leitores e incentivando a leitura literária.