Published
2022-08-30
Keywords
- Educação Empreendedora,
- Professor mediador,
- Ensino da Economia Circular.
Abstract
A educação empreendedora se faz cada vez mais necessária na atual sociedade do conhecimento, visto que o autoemprego tem sido uma solução imediata para superar os desafios do desemprego e da revolução tecnológica. Considera-se que as instituições de ensino, desde o nível fundamental até superior, precisam tratar dessa temática, e assim preparar melhor os profissionais para o enfrentamento dos desafios do empreendedorismo. Porém, ressalta-se nesse contexto, que a educação empreendedora contemporânea precisa estar alicerçada no ensino da circularidade (economia circular), que é capaz de estimular nos educandos aspectos essenciais como a sustentabilidade, resiliência, inovação inclusiva, renovação e regeneração de novos negócios. Diante dessa realidade, buscou-se refletir qual é o papel do professor como agente mediador da informação no contexto da educação empreendedora para o ensino da circularidade. O trabalho justifica-se pela necessidade de se discutir essa temática no âmbito da Ciência da Informação em relação à mediação da informação frente às transformações impulsionadas pela sociedade do conhecimento. Tem-se como objetivos compreender os conceitos envolvidos e refletir sobre as práticas docentes que possam estimular a educação empreendedora no ensino da circularidade. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, utilizando-se como método a revisão bibliográfica. Como resultados, buscou-se inter-relacionar as temáticas envolvidas e ressaltar o papel do professor como agente mediador no contexto da educação empreendedora como pressupostos básicos para o ensino da circularidade.