v. 18 (2022)
Artigos

Estratégias avaliativas no ensino de organização da informação no curso de Biblioteconomia

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
Universidade Federal de Minas Gerais PPGGOC
Biografia
Célia da Consolação Dias
Universidade Federal de Minas Gerais PPGGOC
Gercina Ângela de Lima
Universidade Federal de Minas Gerais PPGGOC
Elisângela Cristina Aganette
Universidade Federal de Minas Gerais PPGGOC
Cintia de Azevedo Lourenço
Universidade Federal de Minas Gerais PPGGOC

Publicado 17-06-2022

Palavras-chave

  • Educação. Biblioteconomia. Projeto Pedagógico. Organização da Informação.

Como Citar

Maculan, B. C. M. dos S., Dias, C. da C., Lima, G. Ângela de, Aganette, E. C., & Lourenço, C. de A. (2022). Estratégias avaliativas no ensino de organização da informação no curso de Biblioteconomia. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18, 1–22. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1697

Resumo

A formação brasileira em Biblioteconomia é oferecida como curso de ensino superior. E geral compreende os processos de ensino como dois elementos complementares: teoria e prática. Discute as estratégias de avaliação em disciplinas de organização da informação. Discorre sobre o processo avaliativo a partir de três funções: diagnóstica (nível de conhecimento prévio); formativa (nível de aprendizagem, num contínuo); somativa (classificação do desempenho individual em relação ao nível coletivo e ao idealizado). A metodologia tem abordagem exploratória, descritiva e qualitativa. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura em quatro etapas: mapeamento de atividades avaliativas no ensino superior; descrição e discussão das atividades levantadas; discussão das estratégias avaliativas em relação às disciplinas de organização da informação; proposta de um modelo avaliativo com interlocução com a teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados demonstraram que a avaliação é um processo essencial no ensino-aprendizagem, e que está ligada à construção de conhecimento pelos sujeitos envolvidos. Conclui-se que refletir sobre a avaliação é primordial para o planejamento didático-pedagógico de um curso de ensino superior, como um todo, e, em específico, do planejamento de suas disciplinas.