v. 15 (2019): III FIEB Fórum de Inovação e Empreendedorismo na Biblioteconomia
Artigos

Empreendedorismo social e o marketing de relacionamento: estratégias na captação de novos associados para fidelização na Associação dos Bibliotecários do Estado de Goiás

Lays Sousa Amaral
Biografia
Tainá Sousa Gomes
Associação dos Bibliotecários do Estado de Goiás
Biografia

Publicado 10-01-2019

Palavras-chave

  • Empreendedorismo social. Marketing de relacionamento. Associação dos Bibliotecários do Estado de Goiás.

Como Citar

Amaral, L. S., & Gomes, T. S. (2019). Empreendedorismo social e o marketing de relacionamento: estratégias na captação de novos associados para fidelização na Associação dos Bibliotecários do Estado de Goiás. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15, 84–95. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1232

Resumo

Este artigo visa apresentar como o empreendedorismo social e o marketing de relacionamento colaboraram como uma estratégia de captação e fidelização de membros da Associação dos Bibliotecários do Estado de Goiás (ABG), durante a Gestão 2018/2020. Partindo do pressuposto que uma entidade representativa de classe, para cumprir o seu papel, deve ser empreendedora, livre, dinâmica, comprometida com valores sociais e com a valorização da profissão. Sendo, seus dirigentes líderes comprometidos com os colegas profissionais na luta pelo bem comum da categoria. Para tanto, o referido artigo contém uma reflexão temática construída a partir de levantamento bibliográfico referente aspectos conceituais para justificar e pautar a prática de estratégias deferidas, que resultaram no aumento significativo do número de filiados. Estes que agora passam a usufruir dos produtos e serviços da ABG de forma ímpar, conscientes da união da classe bibliotecária para o fortalecimento da entidade representativa de classe.