Narrativa transmídia: uma experiência didático-pedagógica na graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Resumo

Maria Rosa Crespo

Resumo


A investigação dialoga com as correntes de pensamento que analisam a necessidade premente e contínua de atualização informacional, cultural, técnica e tecnológica exigida pela dinâmica social na atualidade, sublinhando o papel da informação para construção da ordem social, da produção econômica, da ciência e da cultura. Contextualiza a importância exponencial das Tecnologias da Informação e Comunicação nas relações humanas e analisa a questão do uso dos meios para aquisição do conhecimento em ambientes formais e informais relacionados à escolaridade. Esclarece o conceito e a prática da transmidiação de narrativas no âmbito das teorias da Comunicação e apresenta um panorama sobre a Ciência da Informação enquanto responsável pela disseminação da informação e do conhecimento a partir da ótica das Ciências Sociais Aplicadas. Apresenta relato de um exercício de Transmidiação de Narrativa como modalidade cultural, visando à apropriação de conteúdos históricos, por alunos de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação.

 


Palavras-chave


Transmidiação de narrativas. Cultura da Convergência. Conversão do Conhecimento. Ensino de biblioteconomia.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br