v. 13 (2017): N. Especial - Competência Informacional e Midiática
Educação e Didática para a MIL

As mídias como fonte de informação: aspectos para uma avaliação crítica

Mariana Pícaro Cerigatto
UNESP
Biografia
Helen de Castro Silva Casarin
Universidade Estadual Paulista - UNESP
Biografia

Publicado 29-01-2017

Palavras-chave

  • Fontes de informação. Fontes midiáticas. Avaliação. Competência informacional e midiática

Como Citar

Cerigatto, M. P., & Casarin, H. de C. S. (2017). As mídias como fonte de informação: aspectos para uma avaliação crítica. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 155–176. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/685

Resumo

Tem como objetivo revisar a literatura sobre as mídias como fonte de informação e contribuir para o fortalecimento de abordagens quanto à sua avaliação para o uso crítico e ético. Reforça a importância de se investigar o uso dos meios de comunicação como fontes de informação acadêmicas e no cotidiano, dado o crescente acesso e consumo deste tipo de recurso. Ressalta a escassez de estudos na área de Ciência da Informação que tenham as mídias como objetos de estudo. Discorre sobre características das principais fontes midiáticas, tais como jornais, televisão e internet. Apresenta elementos teóricos para análise e avaliação de fontes midiáticas, com aplicação de exemplos