v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

A função educadora do bibliotecário na perspectiva da mediação da informação no âmbito da biblioteca escolar

Marta Leandro da Mata
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Camila Araújo dos Santos
Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP)
Cíntia Gomes Pacheco
Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Mediação da Informação,
  • Função Educativa,
  • Biblioteca Escolar,
  • Bibliotecário Orgânico,
  • Vila Velha,
  • Espírito Santo.
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Como Citar

Mata, M. L. da, Santos, C. A. dos, & Pacheco, C. G. (2022). A função educadora do bibliotecário na perspectiva da mediação da informação no âmbito da biblioteca escolar. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–18. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1849

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a função educadora do bibliotecário sob a perspectiva da mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares da Prefeitura de Vila Velha/Espírito Santo. Como objetivos específicos procurou-se verificar a atuação do bibliotecário; identificar o papel da biblioteca escolar; averiguar os processos de mediação da informação a partir da perspectiva dos bibliotecários; identificar aspectos referentes à competência em informação; especificar as competências que dizem respeito à Base Nacional Comum Curricular (BNCC); verificar a existência do trabalho colaborativo entre os profissionais atuantes na escola. Como procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Inicialmente, realizou-se um encontro formativo com 61 participantes, contando com bibliotecários efetivos, bibliotecários em regime de contrato temporário e auxiliares de biblioteca. Este encontro foi promovido no âmbito do Projeto A biblioteca escolar e a competência em informação: um programa de atividades voltadas para o ensino fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos, cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo, que está em andamento. Para a coleta de dados, foram utilizadas as informações levantadas durante este encontro formativo por meio da transcrição dos diálogos ocorridos entre palestrantes e participantes e dos relatos via chat. Para análise e apresentação dos resultados, foi utilizada a análise de conteúdo, especificamente, a análise categorial. Como resultados, foi possível perceber a visão dos bibliotecários quanto a sua postura educativa, os aspectos acerca do trabalho coletivo entre bibliotecários, auxiliares de biblioteca e professores, os elementos referentes às competências da Base Nacional Comum Curricular que estão envolvidos com o processo de mediação da informação. Considera-se que a formação causou impacto positivo e contribuiu na agregação e aprimoramento de conhecimentos acerca da mediação da informação no âmbito da biblioteca escolar. Salienta-se que como contribuições futuras tem-se as boas práticas desenvolvidas nas bibliotecas pelos participantes e as próximas formações que somarão aos resultados desta primeira fase do projeto.