v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES

Ariane Callott Nascimento
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Marta Leandro da Mata
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Mediação da Informação,
  • Biblioteca escolar,
  • Bibliotecário escolar,
  • Auxiliares de biblioteca,
  • Vila Velha,
  • Espírito Santo.
  • ...Mais
    Menos

Como Citar

Nascimento, A. C., & Mata, M. L. da. (2022). A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–19. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1842

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral possibilitar o aprimoramento das habilidades informacionais e/ou pedagógicas dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca que atuam na Rede de Bibliotecas escolares da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Espírito Santo. Tendo-se como objetivos específicos: a) verificar a percepção dos participantes acerca da mediação da informação; b) compreender como são realizadas as atividades de mediação da informação na biblioteca escolar; c) identificar se a mediação da informação colabora na construção de conhecimento dos usuários; d) Averiguar a contribuição da formação para o aprendizado contínuo dos profissionais. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Realizou-se um encontro formativo com 61 participantes, contando com a participação de bibliotecários efetivos e auxiliares de biblioteca. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, que foi respondido por 21 destes participantes. Os dados foram analisados qualitativamente e categorizados. Os resultados demonstram que a maioria dos participantes entendem a mediação da informação como uma ação de interferência entre bibliotecário e usuário - de auxiliares de biblioteca e usuários. As ações no âmbito das bibliotecas estão ligadas ao serviço de referência e empréstimos, também apontam que seu trabalho como mediadores ocorre por meio de parcerias com outros profissionais da escola. Também compreende-se que a mediação da informação contribui para o aprendizado dos usuários, pois os auxilia a desenvolver algumas habilidades específicas como o discernimento e interpretação da informação e de suas fontes. Os participantes acreditam que a formação (encontro) voltada para mediação da informação contribui à agregação de conhecimentos e à realização das atividades realizadas no âmbito da biblioteca, bem como com as parcerias entre bibliotecário, auxiliar de biblioteca e professores. Considera-se que o encontro formativo contribui para a educação continuada dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca, corroborando para sua atuação na Rede de Bibliotecas Escolares.