Publicado
30-08-2022
Palavras-chave
- Mediação Cultural,
- Mediação da Informação,
- Ciência da Informação,
- Ciência Cognitiva.
Resumo
A Ciência da Informação dialoga com diversas disciplinas o que, por sua vez, culmina em argumentações favoráveis e concepções antagônicas na literatura da área sobre a sua constituição interdisciplinar. Entre as abordagens que advogam favoravelmente acerca das relações da ciência supracitada com outros domínios do conhecimento, destacamos a sua articulação com a Ciência Cognitiva. Em se tratando dos estudos que compreendem os processos cognitivos, as temáticas relacionadas com a indexação relacionam-se com a área de representação temática e com o comportamento de usuários em sistemas de recuperação da informação. Em vista do exposto, apresentamos o objetivo de analisar a contribuição da Ciência Cognitiva para a mediação cultural trabalhada no contexto da Ciência da Informação. A metodologia compreende uma pesquisa de natureza exploratória, qualitativa com a contribuição de dados quantitativos, ao adotar como método o levantamento bibliográfico realizado em bases de dados on-line que, desse modo, remetem aos artigos científicos que contemplam as duas temáticas. Em relação a mediação cultural a recuperação foi insipiente, já que não houve o conhecimento de títulos que abordem a contribuição das duas ciências para a mediação cultural, mas apenas para a mediação, implícita e explícita, da informação. A partir desse momento, foi possível identificar pontos em comum entre as duas ciências e as possibilidades de interação entre ambas voltadas para a mediação cultural, já que as pesquisas recuperadas refletem a cognição como sendo inter-relacionada com a mediação da informação implícita ao dialogar com a área de estudo da indexação de assuntos e a mediação explícita com o serviço de referência e informação em bibliotecas de diversas tipologias. O momento da mediação explícita requer conhecimentos da área de estudo da cognição para beneficiar profissionais, usuários e produtores de informação em momentos de busca, recuperação, avaliação e, principalmente, da compreensão crítica necessária ao uso social da informação.