v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Mapa da empatia como método de análise de produtos e serviços para o Fundamental II: uma reflexão acerca da relação da comunidade escolar e a biblioteca

Cíntia Gomes Pacheco
Universidade Estadual Paulista 'Júlia de Mesquita Filho' (UNESP)
Marina Gonçalves de Souza
Universidade Estadual Paulista 'Júlia de Mesquita Filho' (UNESP)
Adriana Calegari Crispim
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Tamara de Souza Brandão Guaraldo
Universidade Estadual Paulista 'Júlia de Mesquita Filho' (UNESP)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Biblioteca Escolar,
  • Mapa da empatia,
  • Perspectiva do Bibliotecário,
  • Ensino Fundamental II.

Como Citar

Pacheco, C. G., Souza, M. G. de, Crispim, A. C., & Guaraldo, T. de S. B. (2022). Mapa da empatia como método de análise de produtos e serviços para o Fundamental II: uma reflexão acerca da relação da comunidade escolar e a biblioteca. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–16. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1827

Resumo

A Biblioteca Escolar é um espaço essencial para o desenvolvimento de alunos e colaboradores de uma comunidade escolar. Pensar em vivências, mediações, atividades e também nas questões relativas ao acervo da biblioteca em si são tarefas desafiadoras para os bibliotecários. Nessa perspectiva, o objetivo do artigo é indagar como os alunos do ensino fundamental II, alunos do 6º ao 9º ano, compreendem sua experiência na Biblioteca Escolar. A metodologia selecionada para esta pesquisa tem caráter descritivo e exploratório e abordagem qualitativa.  Foi realizada para coleta de dados, a técnica de Brainstorming, técnica de trabalho em grupo que permite refletir sobre soluções a um problema específico, resultando em possíveis ações a serem realizadas. A coleta de dados foi elaborada pelas autoras deste artigo, que são bibliotecárias com interesse profissional e científico nas questões no âmbito da biblioteca escolar. Propôs-se analisar através da observação durante a rotina da bibliotecária como estes alunos interagem com a biblioteca, utilizando-se o Mapa da Empatia para análise e posteriormente apresentação dos dados, o qual possibilitou esboçar um Mapa da Empatia para a Biblioteca Escolar.  Como resultado tem-se as percepções das bibliotecárias sobre o público alvo desta análise e direcionamentos para futuros planos de ação que contribuam para a visibilidade da biblioteca escolar como recurso do ensino-aprendizagem e além disso, foi possível compreender e analisar as reais necessidades, dores e ganhos dos usuários que frequentam o espaço.