Publicado
30-08-2022
Palavras-chave
- Mediação da informação,
- Redes e mídias sociais,
- Mediação no Instagram.
Resumo
O uso de redes e mídias sociais tem sido cada vez maior por organizações, marcas, lojas, instituições de ensino e também equipamentos informacionais. Dentre as possibilidades, o Instagram apresenta-se como a mídia social da atualidade, superando o Facebook e Twitter. Desse modo, o objetivo desse trabalho é investigar como ocorre a mediação da informação no Instagram da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará. Como objetivos específicos, elencou-se: a) conhecer a política editorial da página; b) identificar os recursos do Instagram mais utilizados; c) analisar o conteúdo das postagens e sua frequência; d) verificar a interação entre a página e os usuários. A pesquisa é de natureza básica, do tipo exploratório-descritiva e de abordagem qualiquantitativa. Adota como método de pesquisa o Estudo de Caso e como evidências de coleta a pesquisa documental, a entrevista semiestruturada e a revisão bibliográfica. Os resultados evidenciam um posicionamento digital persistente e contínuo da Biblioteca no Instagram, bem como demonstram que a Biblioteca tem realizado esforços para mediar a informação de forma não convencional. Considera-se que a mediação da informação realizada no Instagram tem a potencialidade de alcançar usuários ainda não alcançados através de outros veículos de comunicação. Conclui-se que o Instagram configura-se como via estratégica de comunicação e de compartilhamento de conteúdo para os usuários.