v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Mediação de leitura em tempos de pandemia: relato de experiência do projeto Resiliência Literária na biblioteca da UTFPR

Caroline Felema dos Santos Rocha
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Mediação de Leitura Literária,
  • Biblioteca Universitária,
  • Extensão Universitária.

Como Citar

Rocha, C. F. dos S. (2022). Mediação de leitura em tempos de pandemia: relato de experiência do projeto Resiliência Literária na biblioteca da UTFPR. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–15. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1817

Resumo

Apresenta o relato de experiência do projeto de extensão “Resiliência Literária” desenvolvido pela biblioteca da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Dois Vizinhos. O projeto foi proposto como forma de enfrentamento ao distanciamento físico imposto pela pandemia de Covid-19, visando ao acolhimento digital das comunidades acadêmica e externa, através da mediação de leitura de textos literários, assim, buscando ajudar a diminuir o stress e a amenizar a sensação de solidão, ansiedade e demais sentimentos causados pelo isolamento social. Apresenta o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's): aplicativo WhatsApp e da ferramenta de videoconferência Google Meet, ambos utilizados para a mediação da leitura literária e ações educativas. Como metodologia, foi empregado o método descritivo a fim de relatar o desenvolvimento das atividades. Os resultados indicam que os indivíduos participantes do projeto de extensão “Resiliência Literária”, sentiram-se acolhidos pela equipe da biblioteca e que as reflexões individuais e as partilhadas durante os encontros virtuais, assim como as falas das profissionais convidadas nos encontros virtuais via Google Meet, auxiliaram os participantes a melhor enfrentar o momento de isolamento social durante a pandemia de COVID 19. Também, contribuiu com novos aprendizados, que enriqueceram o intelecto e proporcionaram novas vivências literárias a partir das diferentes interpretações e visões de mundo, o que influencia diretamente na formação cultural e cidadã dos sujeitos. Portanto, almeja-se que o presente trabalho incentive as bibliotecas universitárias a fazerem uso das TIC's, e que estas promovam ações e projetos culturais voltados para a formação de leitores e incentivando a leitura literária.