v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Revisão sistemática de literatura sobre interseções entre interação humano-computador e serviços de redes sociais online

Nádia Araújo da Silva
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Dejan Martins Conceição
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Larissa Lima da Silva
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Roberto Lopes dos Santos Junior
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Fernando de Assis Rodrigues
Universidade Federal do Pará (UFPA)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Mediação da Informação,
  • Interação Humano-Computador,
  • Serviços de Redes Sociais Online,
  • Revisão Sistemática de Literatura.

Como Citar

Silva, N. A. da, Conceição, D. M., Silva, L. L. da, Santos Junior, R. L. dos, & Rodrigues, F. de A. (2022). Revisão sistemática de literatura sobre interseções entre interação humano-computador e serviços de redes sociais online. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–22. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1808

Resumo

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação contribuiu para o surgimento (ou a adaptação) de campos de estudo dedicados à interação entre o ser humano e os sistemas computacionais, tais como a Interação Humano-Computador. Objetivo: A pesquisa tem o objetivo de identificar e categorizar os estudos relacionados aos Serviços de Redes Sociais Online presentes no periódico International Journal of Human-Computer Interaction, a partir dos sete desafios da Interação Humano-Computador apresentados por Stephanidis et al. (2019). Metodologia: Caracteriza-se quanto a seus objetivos como um estudo exploratório e descritivo, que aplica como técnica os princípios da Revisão Sistemática de Literatura. Resultados: Foram analisadas 67 comunicações científicas. O tema Interação Humano-Ambiente foi o mais citado, seguido por: Ética, Privacidade e Segurança; Bem-estar, Saúde e Eudaimonia; Simbiose Humano-Tecnologia; e Organização Social e Democracia, respectivamente. Não foram encontradas comunicações científicas que tratassem do desafio Acessibilidade e Acesso Universal. Considerando o ano em que os artigos foram publicados, observa-se 2018 como o ano com maior índice de publicações. Observou-se ainda que as pesquisas relacionadas ao tema Serviços de Redes Sociais Online se apresentam dispersas no periódico entre os anos de 2010 e 2020, e que alguns termos como: Social Media e Sites de Redes Sociais, passaram a ser moldados à medida que os estudos sobre o tema foram aprofundados. Conclusão: Com base nas análises realizadas é possível afirmar que os estudos que combinam a Interação Humano-Computador, Ciência da Informação e os Serviços de Redes Sociais Online demandam ser mais amplamente pesquisados.