Remodelagem do conteúdo das disciplinas de CDD e CDU: uma proposta para EaD
Resumo
No cenário tecnológico contemporâneo, os ambientes de ensino têm sido transformados pelos recursos disponíveis para auxiliar professores na oferta dos conteúdos das disciplinas. Também afetam o modelo de aprendizado dos alunos, que, além do formato tradicional de sala de aula, podem contar com diversos recursos didáticos que os ajudam a conquistar mais autonomia e independência para a aprendizagem. Diante desse cenário, este artigo apresenta os resultados de um projeto dos docentes integrantes do Grupo de Pesquisa RECRI. O projeto buscou transformar as disciplinas cujos conteúdos abordam a Organização e o Tratamento da Informação, ofertadas de maneira presencial, em disciplinas que usam estratégias e recursos adotados pelos cursos na modalidade de ensino a distância (EaD). Assim, foi desenvolvido, inicialmente, um conjunto de materiais didáticos inovadores e interativos para disciplinas específicas: CDD e CDU. Dentre os objetos de aprendizagem elaborados, destacam-se vídeos, mapas mentais, exercícios remodelados em formato de quiz e Estante Virtual de livros. Trata-se de um estudo de natureza social aplicada, e os procedimentos metodológicos foram divididos em cinco etapas. Ao final, percebeu-se que o redesenho da disciplina exigiu a qualificação dos professores para atuarem em um ambiente EAD, evidenciando a necessidade de aprendizado contínuo para o desenvolvimento de competências e habilidades.
Palavras-chave
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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo. ISSN: 1980-6949
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