Publicado 12-06-2021
Palavras-chave
- Educação ambiental,
- Biblioteca escolar,
- Sustentabilidade,
- Informação ambiental,
- Cultura sustentável.
Como Citar
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
O Artigo tem como objetivo compreender a educação ambiental e sustentabilidade, identificando projetos de educação ambiental em bibliotecas escolares e analisar como o bibliotecário pode contribuir na construção de uma cultura sustentável. Pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Por tratar-se de pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, utilizaram-se registros já publicados na área de Biblioteconomia, pedagogia e educação ambiental de fontes conceituadas, tais como: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), Periódicos CAPES e, para uma maior abrangência, foi utilizado o Google Acadêmico. Constatou-se que pouco se debate sobre a educação ambiental em bibliotecas escolares, no entanto algumas delas já exercem a função de catalisadoras da consciência ambiental através de projetos. A função do bibliotecário no processo da construção da cultura sustentável é facilitar o acesso à informação ambiental, utilizando métodos para tornar a biblioteca escolar um ambiente dinâmico e atrativo, buscando dar visibilidade a projetos voltados para a educação ambiental que envolvam não só a escola, mas também toda a comunidade ao redor. Para a construção da cultura sustentável, é possível utilizar três técnicas: a reestruturação cultural, a iniciação científica e a ação cultural.