Biblioteca escolar: da educação ambiental à construção de uma cultura sustentável.

Fernanda May de Assis Nara, Marise Teles Condurú

Resumo


O Artigo tem como objetivo compreender a educação ambiental e sustentabilidade, identificando projetos de educação ambiental em bibliotecas escolares e analisar como o bibliotecário pode contribuir na construção de uma cultura sustentável. Pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Por tratar-se de pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, utilizaram-se registros já publicados na área de Biblioteconomia, pedagogia e educação ambiental de fontes conceituadas, tais como: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), Periódicos CAPES e, para uma maior abrangência, foi utilizado o Google Acadêmico. Constatou-se que pouco se debate sobre a educação ambiental em bibliotecas escolares, no entanto algumas delas já exercem a função de catalisadoras da consciência ambiental através de projetos. A função do bibliotecário no processo da construção da cultura sustentável é facilitar o acesso à informação ambiental, utilizando métodos para tornar a biblioteca escolar um ambiente dinâmico e atrativo, buscando dar visibilidade a projetos voltados para a educação ambiental que envolvam não só a escola, mas também toda a comunidade ao redor. Para a construção da cultura sustentável, é possível utilizar três técnicas: a reestruturação cultural, a iniciação científica e a ação cultural.


Palavras-chave


Educação ambiental; Biblioteca escolar; Sustentabilidade; Informação ambiental; Cultura sustentável.

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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
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