Empreendedorismo social e o marketing de relacionamento: estratégias na captação de novos associados para fidelização na Associação dos Bibliotecários do Estado de Goiás

Lays Sousa Amaral, Tainá Sousa Gomes

Resumo


Este artigo visa apresentar como o empreendedorismo social e o marketing de relacionamento colaboraram como uma estratégia de captação e fidelização de membros da Associação dos Bibliotecários do Estado de Goiás (ABG), durante a Gestão 2018/2020. Partindo do pressuposto que uma entidade representativa de classe, para cumprir o seu papel, deve ser empreendedora, livre, dinâmica, comprometida com valores sociais e com a valorização da profissão. Sendo, seus dirigentes líderes comprometidos com os colegas profissionais na luta pelo bem comum da categoria. Para tanto, o referido artigo contém uma reflexão temática construída a partir de levantamento bibliográfico referente aspectos conceituais para justificar e pautar a prática de estratégias deferidas, que resultaram no aumento significativo do número de filiados. Estes que agora passam a usufruir dos produtos e serviços da ABG de forma ímpar, conscientes da união da classe bibliotecária para o fortalecimento da entidade representativa de classe.


Palavras-chave


Empreendedorismo social. Marketing de relacionamento. Associação dos Bibliotecários do Estado de Goiás.

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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
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