O empreendedorismo no contexto de formação do aluno graduando e pós-graduando

Maria Cristina Palhares, Marcelo Dias de Carvalho

Resumo


O presente artigo aborda o empreendedorismo no contexto de formação curricular, da graduação e da pós-graduação lato senso. Embora tenha surgido no campo da Administração e Negócios, os aspectos sobre o tema foram incorporados a outras áreas de formação profissional, como a Biblioteconomia e Tecnologias da Informação e Comunicação. Estes cursos têm ampliado de forma considerável o tratamento de conteúdos sobre o tema, visando capacitar alunos para a identificação de habilidades e competências, utilizando metodologias específicas e ferramentas disponíveis na web para aulas práticas e algumas referências teóricas, como Dolabella, Dorneles, Spudeit, Almeida Rocha e Vargas, principalmente. Enfatizando as etapas do processo empreendedor, a relevância do autoconhecimento, o plano de negócios e orientações, formas de subsídios que possam amparar qualquer tipo de empreendimento, comercial, cultural ou social. E evidencia o uso do Modelo de Negócios Canvas, por alunos de pós-graduação, como exemplo, possível de aplicação em qualquer tipo de projeto empreendedor.

Palavras-chave


Empreendedorismo. Ensino-Projeto. Modelo de Negócio Canvas.

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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
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