Gestão do conhecimento na produção de material didático para EaD: estudo no Setor de Revisão da SEDIS/UFRN

Edineide Silva Marques

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições da gestão do conhecimento para produção de material didático na EaD, especificamente no Setor de Revisão da SEDIS/UFRN.  Sendo que objetiva especificamente, caracterizar o perfil dos atores envolvidos na revisão do material didático na SEDIS/UFRN, como também, descrever as etapas na produção de material didático na EaD e, ainda, relacionar a gestão do conhecimento, baseada no modelo SECI de Nonaka e Takeuchi, com a EaD.  Utiliza uma metodologia do tipo exploratória, descritiva e estudo de caso, com abordagem quantitativa e qualitativa; com questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas, respondido por nove colaboradores do setor de Revisão.  As análises demonstraram que parece existir um trabalho mais consolidado a respeito da socialização (conhecimento compartilhado) e da internalização (conhecimento operacional).  É perceptível a necessidade de amadurecimento no que se refere à combinação (conhecimento sistêmico) e a externalização (conhecimento conceitual).  Assim, conclui que os sujeitos evidenciam ter conhecimento e mostram-se disponíveis para compartilhar da construção de mecanismos que consolidem a gestão do conhecimento.


Palavras-chave


Gestão do Conhecimento. Educação a Distância. Material Didático.

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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
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