Publicado 23-12-2017
Palavras-chave
- Desinformação,
- Sociedade da informação,
- Pós-verdade,
- Fake news,
- Disseminação da informação
Como Citar
Copyright (c) 2017 Leonardo Ripoll, José Claudio Morelli Matos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
O presente trabalho apresenta um panorama do atual contexto informacional, desenvolvido especialmente nas redes sociais com o intenso compartilhamento de notícias. Dentro deste contexto, a popularização de termos como “desinformação”, “pós-verdade” e “fake news” sugere uma “crise” informacional na qualidade dos conteúdos que são disseminados. Com a difusão de diversas formas de desinformação, os indivíduos acabam se informando com notícias falsas ou imprecisas. O comportamento de consumir e disseminar desinformação sem saber é, assim, considerado em analogia com uma epidemia zumbi – figura folclórica da cultura pop mundial. Pretende-se discutir o contexto informacional contemporâneo utilizando desta analogia para delinear suas características, alertar sobre seus problemas e buscar soluções possíveis para resolver seus impasses. Este cenário parece ser resultado de algumas características técnicas e sociais da sociedade da informação, como o surgimento web 2.0, a cibercultura e a pós-modernidade. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica e exploratória. Como possíveis soluções, o trabalho apresenta as recentes iniciativas de fact check, o conceito de “inteligência coletiva” e novos paradigmas envolvendo a Filosofia da Informação e a Ciência da Informação. Como conclusão, o trabalho enfatiza a importância da reflexão crítica e ética dentro do meio digital para possibilitar a saída desse “caos informacional”.