v. 18 n. 3 (2022): Melhores trabalhos do CBBD 2022
Artigos

Bibliotecas acessíveis: uma realidade da EESC e do IQSC da USP

Elenise Maria de Araujo
Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo
Eduardo Graziosi Silva
Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo
Biografia
Clelia Junko Kinzu Dimário
Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo

Publicado 19-12-2022

Palavras-chave

  • Biblioteca universitária - acessibilidade,
  • Biblioteca universitária - inclusão social,
  • Acessibilidade - biblioteca universitária

Como Citar

Araujo, E. M. de, Silva, E. G., & Dimário, C. J. K. (2022). Bibliotecas acessíveis: uma realidade da EESC e do IQSC da USP. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(3), 1–17. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1908

Resumo

Relato da experiência e execução do projeto de acessibilidade nas bibliotecas da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Instituto de Química (IQSC) do campus São Carlos, da Universidade de São Paulo, para inclusão do público com deficiência visual, auditiva e/ou de locomoção, promovendo a igualdade de direitos. O projeto recebeu auxílio financeiro da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que envolveu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. As bibliotecas, enquanto espaços democráticos, devem promover a interação e a disseminação do conhecimento, propiciando o acesso aos serviços, produtos informacionais e aos espaços. Propôs-se a adequação das bibliotecas da EESC e do IQSC aos requisitos de acessibilidade que envolvem as dimensões comunicacionais, instrumentais, arquitetônicos e atitudinais, visando diminuir as barreiras e possibilitar que as pessoas com deficiência desenvolvam atividades acadêmicas, profissionais e de lazer. Os procedimentos metodológicos envolveram: realização de um benchmarking das bibliotecas acessíveis em âmbito nacional e internacional; mapeamento das situações arquitetônica, instrumental, comunicacional e atitudinal das bibliotecas EESC e IQSC, utilizando o checklist da FEBAB; consulta aos especialistas das associações de deficientes da cidade; realização de um curso básico de LIBRAS para 3 turmas; produção de um vídeo institucional das bibliotecas com tradução em LIBRAS; aquisição de itens de sinalização para acessibilidade vertical e horizontal e com Braille; aquisição de kits de tecnologias assistivas. Espera-se que as adequações das Bibliotecas sensibilizem os usuários sobre as questões de acessibilidade, fornecendo modelos de inclusão que promovam o compartilhamento do conhecimento gerado na Universidade.