Publicado 17-06-2022
Palavras-chave
- Prática gerencial,
- Biblioteca universitária,
- Inovação,
- Gestão de biblioteca
Como Citar
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
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Resumo
Busca analisar a contribuição do uso de metodologias e ferramentas nas práticas gerenciais em bibliotecas universitárias, acredita-se que desta forma seja possível promover inovação e melhoria nos serviços prestados. O escopo escolhido foi um conjunto de unidades de informação que faz parte de um sistema universitário localizado no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil. Apresentou-se algumas metodologias e ferramentas como: Programa 5S, Benchmarking, Ciclo PDCA, Normas ISO, BSC, 5W2H, Brainstorming, SWOT, Métodos Ágeis, PMBOK, entre outras, que podem ser usadas nas unidades de informação para melhorar suas práticas gerenciais. Os resultados mostram que há pouco uso na aplicação de métodos e ferramentas gerenciais, por razões diversas, citadas pelas bibliotecárias, dentre elas: o desconhecimento de ferramentas gratuitas, a submissão a ferramentas pagas, dificuldades de utilizar ferramentas gerenciais (pagas ou gratuitas), insuficiência de mão de obra auxiliar na unidade de informação, ocasionando sobrecarga de trabalho técnico ao bibliotecário. Percebe-se que, embora alguns bibliotecários tenham conhecimento teórico sobre gestão de unidades de informação e sobre ferramentas e métodos gerenciais, não conseguem, de fato, aplicar o que sabem em sua rotina de trabalho, no ambiente universitário. Acredita-se que além de buscar o atendimento das necessidades informacionais e satisfação das demandas de toda a comunidade universitária, os gestores das bibliotecas de instituição de ensino superior devem conhecer e usar ferramentas, plataformas e instrumentos de gestão para promover a inovação e a melhoria contínua dos seus serviços, para ampliar os investimentos e justificar os recursos destinados para atender seus objetivos organizacionais.