Vol. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 2 - III Fórum de Biblioteconomia Escolar

Panorama das bibliotecas escolares municipais da cidade de Juazeiro do Norte: desafios descortinados para a aplicação da lei 12.244/2010

Bárbara Larissa Alexandre Filgueira
Universidade Federal do Cariri
Hemerson Soares da Silva
Universidade Federal do Cariri
Fabíola da Silva Costa
Universidade Federal do Cariri
Denise Braga Sampaio
Universidade Federal do Cariri

Publicado 2017-12-23

Palabras clave

  • Biblioteca escolar. Políticas Públicas. Educação. Bibliotecário.

Cómo citar

Filgueira, B. L. A., Silva, H. S. da, Costa, F. da S., & Sampaio, D. B. (2017). Panorama das bibliotecas escolares municipais da cidade de Juazeiro do Norte: desafios descortinados para a aplicação da lei 12.244/2010. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 840–859. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/982

Resumen

Resumo: De caráter exploratório, pretende investigar como se configura o cenário atual das bibliotecas escolares municipais de Juazeiro do Norte-CE quanto ao cumprimento da Lei 12.244/2010, que prevê a obrigatoriedade das instituições de ensino terem, em seu quadro setorial, a existência de biblioteca, com bibliotecário. Para isso, utiliza como base o levantamento feito, em 2017, pelo Portal QEdu, que trata da quantidade de bibliotecas na região, bem como questões ligadas a sua estrutura. Complementando este levantamento, tem-se a aplicação de questionário junto aos gestores dessas instituições, sopesado pela Análise de Conteúdo, tendo em vista o cumprimento dos seguintes bjetivos: traçar o panorama sobre a situação das bibliotecas escolares municipais do município e averiguar o grau de consonância destas instituições com a Lei 12.244/2010. Soma-se a essas ferramentas de coleta de dados a revisão de literatura, que tomou por aporte as discussões sobre políticas públicas, tendo por foco a Lei 12.244/2010 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Os dados preliminares apontam que, em sete anos de existência da Lei 12.244, apenas pouco mais de 50% das escolas possuem bibliotecas e nenhuma possui bibliotecário, além disso, sua estrutura é destoante do que assevera a literatura, o que denota um desconhecimento por parte dos gestores à respeito de sua importância no espaço educacional.