A sociedade da informação no discurso dos pesquisadores em educação: análise de conteúdo de periódicos
Publicado 2017-12-23
Palabras clave
- Sociedade da Informação. Currículo. Produção Científica. Educação. Brasil.
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Derechos de autor 2017 Georgete Lopes Freitas
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Resumen
Estudo sobre o estado da arte da literatura em Educação sobre Currículo. Objetiva analisar os discursos dos pesquisadores em Educação sobre os desenhos do Currículo na Sociedade da Informação, divulgados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Revista Educação e Sociedade e Revista Currículo sem Fronteiras, no período de 2001 a 2011. Tipifica a pesquisa como bibliográfica, documental e campo, pautada na análise dos periódicos científicos representantes das vertentes, respectivamente, do governo, grupos de pesquisa e operadores do currículo. Conclui que há uma silente abordagem por parte dos pensadores da Educação na sua teoria pedagógica, quando se referiram à Sociedade da Informação, pois a vincularam ao pensamento neoliberal de desempenho e, quando aludiam ao “aprender a aprender” constante, ressaltaram-na como algo novo.