v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 9 - Bibliotecas, preservação e memória

Produção científica dos docentes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) sobre as práticas no Laboratório de Ciência da Informação e Memória (LACIM)

Wesley Ferreira Cavalcante
Universidade Federal do Cariri
Biografia
Cícera Soares da Silva
Universidade Federal do Cariri
Biografia
Ariluci Goes Elliott
Universidade Federal do Cariri
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Biblioteconomia. Produção Científica. LACIM.

Como Citar

Cavalcante, W. F., da Silva, C. S., & Elliott, A. G. (2017). Produção científica dos docentes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) sobre as práticas no Laboratório de Ciência da Informação e Memória (LACIM). Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 2779–2790. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/914

Resumo

Apresenta a produção científica dos docentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) sobre os discursos das práticas realizadas no Laboratório de Ciência da Informação e Memória (LACIM) se tornando esse o principal objetivo da nossa pesquisa. Enfatiza a relevância das produções científicas desenvolvidas dentro de um espaço acadêmico, como forma de incentivo e produção de novas ideias. Trata sobre a preservação da memória institucional como mecanismo difusor do conhecimento e das informações, contidas nos documentos e que são produzidas pelas empresas, organizações e instituições ao longo da história de suas existências. Estabelece um paralelo entre a memória e a criação do laboratório do curso, visto que, estão intrinsecamente interligadas pois a proposta principal era a formação de um espaço onde se pudesse reunir materiais ou documentos integrantes da memória regional. Utiliza a revisão bibliográfica como procedimento metodológico para o embasamento desta pesquisa e a análise do Currículo Lattes dos docentes como instrumento de investigação. Analisa a importância das atividades realizadas neste laboratório como forma de incentivo de produção de conhecimento, disseminação da informação e desenvolvimento do Curso de Biblioteconomia da UFCA. Finaliza expostos em forma de quadros e gráfico especificando, ano a ano, as produções e os respectivos docentes que colaboraram para o processo de propagação do conhecimento, dando maior visibilidade às informações obtidas.