Semana de Metodologia & Produção Científica: contribuições da biblioteca universitária para a formação acadêmica
Publicado 2017-12-23
Palabras clave
- Evento científico,
- Biblioteca universitária,
- Pesquisa-ação
Cómo citar
Derechos de autor 2017 Juliana Soares Lima, Izabel Lima dos Santos, Francisco Edvander Pires Santos, Irlana Mendes de Araújo, Kalline Yasmin Soares Feitosa, Michele Maia Mendonça Marinho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Resumen
Aborda a relevância da biblioteca universitária como espaço de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão tendo como base o evento intitulado Semana de Metodologia & Produção Científica, idealizado e organizado por bibliotecários do serviço de referência que atuam em bibliotecas do Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Por meio de relato de experiência, discorre acerca das motivações para a organização da SMPC e de que maneira ela contribuiu na formação acadêmica dos participantes com relação ao conhecimento pertinente à metodologia científica, à pesquisa, à produção e construção do conhecimento. Traz como procedimentos metodológicos a pesquisa-ação como método, que expõe os principais questionamentos norteadores à concretização do evento, e a observação participante como técnica de coleta de dados, a qual foi realizada no atendimento ao usuário nas bibliotecas organizadoras da SMPC, além da utilização dos registros feitos em planilhas de estatísticas diárias de atendimento. Com isso, a programação do evento foi estruturada tendo em vista as principais dúvidas do público. Conclui apresentando que a SMPC contribui positivamente para a melhoria das produções acadêmicas dos usuários participantes, possibilita a consolidação de parcerias e a troca de experiências entre grupos distintos e corrobora, ainda, a biblioteca universitária como atuante mediadora do conhecimento científico, promovendo serviços que vão além das estantes e catálogos, além de ampliar a visibilidade dos bibliotecários como mediadores e protagonistas no seio da comunidade universitária.