v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 1 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A inserção da etnia negra no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina a partir das ações afirmativas

Vera Lucia Rodrigues Barbosa
Biografia
Marisa Bräscher Basilio Medeiros
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Departamento de Ciência da Informação Universidade Federal de Santa Catarina
Biografia
Marli Dias de Souza Pinto
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Departamento de Ciência da Informação Universidade Federal de Santa Catarina
Biografia
Priscila Machado Borges Sena
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal de Santa Catarina
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Ações afirmativas. Curso de Biblioteconomia. Identidade Negra.

Como Citar

Barbosa, V. L. R., Medeiros, M. B. B., Pinto, M. D. de S., & Sena, P. M. B. (2017). A inserção da etnia negra no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina a partir das ações afirmativas. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 198–215. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/861

Resumo

Aborda-se neste artigo as cotas raciais nas Universidades Brasileiras que ações afirmativas que tem a finalidade de melhorar a relação das desigualdades econômicas, sociais e educacionais a inserção da etnia negra. O objetivo do estudo foi verificar o sistema de cotas para negros e sua contribuição para o aumento do número de estudantes negros no Curso de Graduação de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa caracteriza-se quanto ao objetivo como exploratória e quanto aos instrumentos de coleta de dados como bibliográfica e documental, com abordagem quanti- qualitativa. Os dados documentais foram coletados por meio do Sistema de Controle Acadêmico de Graduação – CAGR, elaborado pela Superintendência da Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação da UFSC (SETIC). Verificou–se o aumento de 7,7% da inserção da etnia negra no curso. Portanto, o resultado da pesquisa realizada proporciona uma inserção de percentual ainda não significativo, o que promove mais estudos quanto a relevância das ações afirmativas nas Universidades Brasileiras, bem como no Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFSC.