Vol. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 7 - Comunicação científica, formação do bibliotecário e o ensino de Biblioteconomia

Teoria e prática sobre as dimensões da competência em informação: atividade de aprendizagem e de vivência com alunos de graduação

Elizete Vieira Vitorino
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Biografía
Celine Rubia Probst Purnhagen Packer
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Biografía
Guilherme Goulart Righetto
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Biografía
Djuli Machado de Lucca
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Biografía

Publicado 2017-12-23

Palabras clave

  • Competência em informação. Dimensões da competência em informação. Biblioteconomia. Teoria. Prática.

Cómo citar

Vieira Vitorino, E., Probst Purnhagen Packer, C. R., Goulart Righetto, G., & Machado de Lucca, D. (2017). Teoria e prática sobre as dimensões da competência em informação: atividade de aprendizagem e de vivência com alunos de graduação. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 2269–2286. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/820

Resumen

Trata das conexões entre as teorias sobre a competência em informação e, em especial, à teorização criada por Vitorino e Piantola (2011) sobre as dimensões da técnica, estética, ética e política para esta competência e, agora relatada sob o recorte da teoria versus prática. Volta-se também ao ensino e a aprendizagem em Biblioteconomia. Relata a atividade realizada com alunos de graduação sobre aspectos das teorias associadas à realidade e mais exatamente em apresentar a ação que se concretiza na prática dos bibliotecários nas bibliotecas universitárias. Realiza a contextualização das dimensões e dos itens correlatos com aporte na literatura. A atividade deu-se em observações realizadas por alunos de 3ª. fase (um ano e meio de curso), da disciplina de CIN7306 – Competência em Informação, ofertada no núcleo comum dos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A realização da atividade permitiu aos alunos reconhecerem elementos das práticas em teorias. Segundo a experiência, foi possível estabelecer e reconhecer as diversas relações entre teoria e prática quando se trata das dimensões da competência em informação. Conclui argumentando em prol da realização de estudos que envolvam o eixo teoria-prática no campopara a formação social e técnica do bibliotecário na contemporaneidade.