v. 14 n. 2 (2018)
Artigos

Comportamento informacional de gestores de políticas públicas em meio ambiente do Distrito Federal

Jhonei Batista de Souza Braga
Mestrando do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (FCI/UnB)
Fernando César Lima Leite
Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (FCI/UnB)

Publicado 09-05-2018

Palavras-chave

  • informação ambiental,
  • comportamento informacional,
  • políticas públicas,
  • gestores públicos,
  • necessidade informacional

Como Citar

Braga, J. B. de S., & Leite, F. C. L. (2018). Comportamento informacional de gestores de políticas públicas em meio ambiente do Distrito Federal. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 14(2), 293–332. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/732

Resumo

Este artigo apresenta o estudo realizado sobre o comportamento informacional de gestores de políticas públicas em meio ambiente do Distrito Federal, quanto ao atendimento de suas necessidades de informação e aos meios empregados nas ações de busca informacional e, ainda, quanto à forma por meio da qual se dá o uso dessas informações nas suas atividades cotidianas. A pesquisa tem caráter descritivo e natureza aplicada. Quanto aos métodos ou procedimentos, trata-se de uma pesquisa com survey.  A técnica utilizada para a coleta de dados é a entrevista semiestruturada. Verifica-se a necessidade da utilização da abordagem metodológica qualitativa diante do perfil desta pesquisa. Nesse caso, optou-se por investigar, entre os profissionais da área, os gestores que compõem a alta administração dos órgãos públicos em meio ambiente do Distrito Federal (Sistema Sema/DF), com o intuito de identificar o comportamento informacional daqueles que detêm maior poder de decisão institucional. Dentre os resultados vislumbrados nesta pesquisa, verificou-se que estes gestores têm necessidades informacionais e se utilizam de informações tanto de conhecimento geral para as suas atividades de gestão como também de informações técnicas específicas da sua área de atuação.