Vol. 14 Núm. 2 (2018)
Artigos

As Bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise de literatura científica

Maria Aparecida Brito Santos
Universidade Federal de São Carlos Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
Biografía
Luciana de Souza Gracioso
Universidade Federal de São Carlos
Biografía
Roniberto Morato do Amaral
Universidade Federal de São Carlos
Biografía

Publicado 2018-05-09

Palabras clave

  • Bibliotecas,
  • Institutos Federais

Cómo citar

Santos, M. A. B., Gracioso, L. de S., & Amaral, R. M. do. (2018). As Bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise de literatura científica. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 14(2), 26–43. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/668

Resumen

As bibliotecas dos Institutos Federais congregam características de diferentes tipologias de biblioteca e público, dotadas de especificidades e singularidades e exigindo novos estudos e novas práticas profissionais. A produção científica sobre essas bibliotecas está em fase inicial, uma vez que os Institutos Federais foram criados em dezembro de 2008 e a história dessas bibliotecas está relacionada à criação desses institutos. Diante desse cenário, este estudo tem o intuito de mapear os artigos e trabalhos apresentados em eventos profissionais, cujo objeto de estudo está relacionado às bibliotecas dos Institutos Federais. Foram analisados 20 artigos científicos e 60 trabalhos apresentados em eventos profissionais da área de biblioteconomia e ciência da informação, disponíveis em texto completo e produzidos entre os anos 2009 e 2015. Objetivou-se identificar na literatura analisada os temas abordados, os autores, a nomenclatura utilizada para definir a tipologia das bibliotecas desses institutos e as fontes publicadoras utilizadas. Constatou-se que o número de publicações é crescente, que a principal fonte publicadora são os anais dos eventos profissionais e que os autores são os bibliotecários dessas instituições. Quanto ao conteúdo dos trabalhos, destaca-se que não existe consenso entre os autores no que tange à nomenclatura adotada para a classificação dessas bibliotecas quanto a sua tipologia e a ausência da nomenclatura para identificar essas bibliotecas interfere na busca e recuperação da literatura referente às mesmas; os bibliotecários começam a expandir sua zona de atuação para além das atividades relacionadas ao processamento técnico e circulação do acervo, passando assim a desenvolver projetos de formação e incentivo à leitura envolvendo a comunidade interna e externa de seus campus, atuando também em projetos que visam preservar memória e informação institucional.