Publicado 2018-01-08
Palabras clave
- Biblioteca Escolar. Acessibilidade.Pessoas com mobilidade reduzida
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Derechos de autor 2018 luciane de fatima beckman cavalcante, Ivonete Aparecida Andrade Roma
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Resumen
Este estudo aborda a importância da acessibilidade nas bibliotecas escolares estaduais da cidade de Londrina, PR; apresenta as dificuldades existentes para esta inclusão do usuário portador de necessidade especial, com o intuito de alertar gestores escolares quanto à conscientização de mudanças necessárias na biblioteca escolar; e enfoca a necessidade de se ter profissionais comprometidos com as bibliotecas escolares. A pesquisa teve como universo as bibliotecas escolares da cidade de Londrina, especificamente duas bibliotecas de cada região da cidade. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário especifico de observação. A pesquisa apontou que as bibliotecas escolares pesquisadas atendem parcialmente aos quesitos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, com enfoque nos cadeirantes e nas pessoas com mobilidade reduzida. Conclui-se que o respeito à legislação e às normas brasileiras “Acessibilidade a edificação, mobiliário, espaço e equipamentos urbanos” é fundamental para que as bibliotecas escolares sejam acessíveis para todas as pessoas.