Vol. 14 Núm. 1 (2018)
Artigos

Acessibilidade nas bibliotecas escolares estaduais de Londrina

Ivonete Aparecida Andrade Roma
Universidade Estadual de Londrina
Biografía
Luciane de Fatima Beckman Cavalcante
Universidade Estadual de Londrina
Biografía

Publicado 2018-01-08

Palabras clave

  • Biblioteca Escolar. Acessibilidade.Pessoas com mobilidade reduzida

Cómo citar

Roma, I. A. A., & Cavalcante, L. de F. B. (2018). Acessibilidade nas bibliotecas escolares estaduais de Londrina. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 14(1), 167–186. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/641

Resumen

Este estudo aborda a importância da acessibilidade nas bibliotecas escolares estaduais da cidade de Londrina, PR; apresenta as dificuldades existentes para esta inclusão do usuário portador de necessidade especial, com o intuito de alertar gestores escolares quanto à conscientização de mudanças necessárias na biblioteca escolar; e enfoca a necessidade de se ter profissionais comprometidos com as bibliotecas escolares. A pesquisa teve como universo as bibliotecas escolares da cidade de Londrina, especificamente duas bibliotecas de cada região da cidade. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário especifico de observação. A pesquisa apontou que as bibliotecas escolares pesquisadas atendem parcialmente aos quesitos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, com enfoque nos cadeirantes e nas pessoas com mobilidade reduzida. Conclui-se que o respeito à legislação e às normas brasileiras “Acessibilidade a edificação, mobiliário, espaço e equipamentos urbanos” é fundamental para que as bibliotecas escolares sejam acessíveis para todas as pessoas.