Vol. 11 (2015): N. Especial - XXVI CBBD
Artigos CBBD 2015

A Formação do bibliotecário e a comunicação científica: uma análise de suas inter-relações

Thalita Oliveira da Silva Gama
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Biografía
Taís Elaine Silva
Bibliotecária da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Carolina Akemi Kano Silva
Biografía

Publicado 2016-05-04

Palabras clave

  • Comunicação científica,
  • Formação do bibliotecário,
  • Produção acadêmica

Cómo citar

Gama, T. O. da S., Silva, T. E., & Silva, C. A. K. (2016). A Formação do bibliotecário e a comunicação científica: uma análise de suas inter-relações. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 11, 209–223. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/506

Resumen

Apresenta e discute o resultado de uma pesquisa realizada com bibliotecários para identificar através de um formulário com questões pertinentes a carreira acadêmica, frequência de interesse e motivação nessa área. Mostra um panorama real e amplo sobre as perspectivas e desafios enfrentados pelos bibliotecários na área cientifica. Tem como hipótese inicial o porquê da classe bibliotecária escrever tão pouco, seria um reflexo da educação e (falta) de incentivo que temos durante a graduação? Justifica-se por ser um tema importante e essencial para o fortalecimento da profissão. Analisar nossas falhas e apontar melhorias é o primeiro passo para conseguirmos superar nossas deficiências e tornarmos a carreira acadêmica e a comunicação cientifica em eventos cada vez mais comuns entre nossos pares. O embasamento teórico é um paralelo com outros trabalhos similares.