v. 11 (2015): N. Especial - XXVI CBBD
Artigos CBBD 2015

Bibliotecário Imagem Social ou Clichê: Um Estudo Prático do Marketing Informacional do Curso de Biblioteconomia/Ufpa na Escola Brigadeiro Fontenelle

Alessandra Nunes de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Biografia
Jetur Lima de Castro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Biografia

Publicado 04-05-2016

Palavras-chave

  • Marketing. Estereótipo. Bibliotecário. Ufpa

Como Citar

Oliveira, A. . N. de, & Castro, J. L. de. (2016). Bibliotecário Imagem Social ou Clichê: Um Estudo Prático do Marketing Informacional do Curso de Biblioteconomia/Ufpa na Escola Brigadeiro Fontenelle. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 11, 349–364. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/476

Resumo

Apresenta a prática do marketing informacional como objeto de estudo, para refrear os estereótipos que existem, acerca da imagem do profissional bibliotecário. O objetivo da pesquisa é analisar a concepção dos alunos do 2º e 3º ano da E.E.E.F.M. Brigadeiro Fontenelle, com relação ao curso Biblioteconomia. O método utilizado dá-se pela pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados examinam os pontos causadores dos estereótipos da profissão de bibliotecário e a biblioteconomia. A pesquisa conclui, mostrando os depoimentos de alguns alunos, após a palestra realizada na escola, e como eles observam a inclusão do bibliotecário com relação aos campos de atuação na Biblioteconomia e de sua real imagem frente a sociedade.