Vol. 12 Núm. 2 (2016)
Artigos

Serviço de referência em Bibliotecas Universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento.

Williams Jorge Pinheiro
Universidade Federal do Pará
Biografía

Publicado 2016-12-28

Palabras clave

  • Serviço de Referência. Biblioteca Universitária. Gestão da Informação. Gestão do Conhecimento.

Cómo citar

Pinheiro, W. J., Santos, C. T. C. dos, Santos, C. M. dos, Lima, C. C. C., Sampaio, C. A., Santos, D. A., Pantoja, D. A., Direito, E. R., Sousa, E. C. de, Maia, E. L., Nascimento, M. de N. S. do, Costa, N. N. da, Santos, P. S. S. do, Silva, S. L. B. da, Assunção, S. S., Silva, V. L. da, & Oliveira, W. C. de. (2016). Serviço de referência em Bibliotecas Universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 12(2), 76–90. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/435

Resumen

Apresentam-se os primeiros resultados de em estudo feito no decorrer da realização da disciplina Prática de Gestão de Unidades de Informação, da Faculdade de Bibliotecono-mia/ICSA-UFPA, sob a coordenação do professor Williams Jorge C. Pinheiro. Nessa primeira fase, desenvolveu-se estudo sobre a eficiência do atendimento em bibliotecas universitárias do Campus Universitário do Guamá-UFPA, em Belém-Pa. O projeto tem como principal objetivo implantar uma série de ações que busquem contribuir para melhor utilização dos espaços em bibliotecas universitárias, com a prioridade de propor a expansão do número de serviços de informação na área de atendimento ao usuário, tornando seus resultados mais eficazes, do ponto de vista da gestão da informação e do conhecimento. Adotou-se como metodologia desenvolver o projeto por meio de planos anuais, conforme o andamento dos períodos letivos na UFPA. Com base nos planos que serão definidos, será oportuno integrar as ações com as áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Deve-se recorrer à técnica do brainstorming para definir ações a serem implantadas; realizar reuniões com os bibliotecários atuantes em Bibliotecas universitárias; aplicar questionários de pesquisa junto aos usuários; avaliar o nível de satisfação sobre o setor de atendimento ao usuário; conhecer o grau de interesse por novos serviços oferecidos por bibliotecas; realizar pesquisa bibliográfica sobre recursos utilizados para eficiência nos aspectos da Lei da Acessibilidade e, finalmente, submeter resultados parciais, para serem avaliados por bibliotecários. No ano de 2014, foi aplicado um estudo sobre a eficiência do atendimento em bibliotecas universitárias do Campus do Guamá-UFPA. O estudo teve como público alvo estudantes de diversos cursos da UFPA, com amostragem de 400 alunos participantes, o que representa 10% de usuários/dia que frequentam as bibliotecas do Campus do Guamá. Dessa forma atingiu-se 362 alunos (88%) de graduação e 38 alunos (12%) de pós-graduação, investigando-se o nível de satisfação dos usuários, especialmente, sobre o serviço de referência-atendimento que as bibliotecas oferecem. Na mesma pesquisa buscou-se conhecer o grau de interesse por novos serviços-espaços que poderiam ser