Vol. 13 Núm. 1 (2017)
Artigos

Análise conceitual do termo organização do conhecimento em teses brasileiras

Lígia Maria Arruda Café
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Camila Monteiro Barros
Universidade Federal de santa Catarina
Renata Duarte Borja
Universidade Federal de Santa Catarina
Marieli Machiavelli
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Publicado 2017-08-01

Palabras clave

  • Organização do conhecimento. Análise conceitual.

Cómo citar

Café, L. M. A., Barros, C. M., Borja, R. D., & Machiavelli, M. (2017). Análise conceitual do termo organização do conhecimento em teses brasileiras. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13(1), 82–113. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/409

Resumen

Para alcançar eficiência na transferência de informação, a comunicação científica precisa prezar pela clareza na definição dos conceitos que compõem seu discurso. O objetivo dessa pesquisa foi realizar um estudo conceitual referente ao termo organização do conhecimento (OC) no âmbito da Ciência da Informação, verificando seu uso nas teses dos Programas de Pós-Graduação em CI no Brasil. O corpus foi constituído por 83 teses que apresentaram pelo menos uma ocorrência de qualquer um dos termos “Organização do Conhecimento”, “OC”, “sistema de organização do conhecimento” e “SOC”. Para a análise qualitativa, adotamos o conceito de organização do conhecimento defendido por Bräscher e Café (2010) que se constitui de dois atributos, a fim de verificar a existência ou não de conformidade do conceito de OC apresentado nas teses com cada atributo do conceito norteador. Os resultados mostram que 10 teses (12%) apresentaram conformidade total com o conceito norteador, 35% apresentaram conformidade com pelo menos um atributo e 9,6% não apresentaram nenhuma conformidade