v. 10 (2014): N. Especial VIII SENABRAILLE
Tecnologias Assistivas

Biblioteca Virtual de Soluções em Tecnologia Assistiva: como começar?

Palavras-chave

  • biblioteca virtual,
  • tecnologia assistiva,
  • inclusão laboral,
  • pessoa com deficiência,
  • acessibilidade digital.

Como Citar

Coutinho, K. (2014). Biblioteca Virtual de Soluções em Tecnologia Assistiva: como começar?. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 10. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/327

Resumo

A importância da informação na atualidade é amplamente reconhecida. O presente artigo é um recorte de uma pesquisa em andamento que busca propor a criação de uma biblioteca virtual de soluções em tecnologias assistivas, denominada SolAssist, para contribuir com a inclusão laboral. Este projeto, desenvolvido no âmbito acadêmico, apresenta um forte viés social, buscando a colaboração entre o mundo empresarial e a pesquisa universitária. Bibliotecas Virtuais são importantes porque permitem o acesso remoto imediato de qualquer lugar onde o leitor/usuário estiver. Por outro lado, há um grande desconhecimento por parte dos gestores de empresas a respeito das potencialidades laborais deste segmento da população (GALVÃO FILHO, 2009; MAIA, 2008; OLIVEIRA et al., 2006; PASTORE, 2000; PEREIRA, 2011; REBELO, 2008, TANAKA, 2007) e as informações sobre Tecnologias Assistivas (TA) disponíveis na Web, embora sejam úteis para a formação de redes de apoio para pessoas com deficiência e seus familiares, não mostram casos concretos de sucesso ou de fracasso em contextos específicos, ou seja, “[...] não trazem soluções assistivas” (PASSERINO, 2012, p. 2) que possam proporcionar acesso ao mercado de trabalho, facilitando a inclusão desta parcela da população. Deste modo, a partir de um levantamento de portais de diversos países, em uma pesquisa de cunho qualitativo (DEMO, 1985), pergunta-se que informações deve ter uma biblioteca virtual que
contemple soluções quanto ao uso de tecnologia assistiva em ambientes de trabalho? O objetivo principal é o de identificar os elementos importantes que um portal de tecnologia assistiva deve conter para atender às necessidades informacionais dos gestores de empresas para atender aos processos de inclusão.