Vol. 9 Núm. 2 (2013)
Artigos

Práticas inclusivas para deficientes visuais, baseadas na informação e conhecimento: reflexões e ações

Maria Inês Garcia Ishikawa
Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" campus de Bauru
Biografía

Publicado 2013-11-05

Palabras clave

  • Inclusão. Pessoa Com Deficiência Visual. Informação. Cidadania.

Cómo citar

Ishikawa, M. I. G., & Belluzzo, R. C. B. (2013). Práticas inclusivas para deficientes visuais, baseadas na informação e conhecimento: reflexões e ações. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 9(2), 147–164. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/255

Resumen

Vivemos em uma sociedade regida pela informação, conhecimento e inclusão social. Isso nos leva a refletir sobre a importância do acesso e uso da informação para as pessoas com deficiência visual para construir o conhecimento, exercer a cidadania e contribuir no aprendizado ao longo da vida. Defrontamo-nos com uma sociedade mais permeável à diversidade, que questiona seus mecanismos de segregação e vislumbra novos caminhos de inclusão social da pessoa com deficiência. Daí a importância de compreender as práticas inclusivas, especialmente para a pessoa com deficiência visual. Desse modo, buscou-se efetuar uma pesquisa bibliográfica que compreendeu a fundamentação teórica correspondente à abordagem seletiva da literatura existente sobre o tema. Considerou-se como conceito desse tipo de pesquisa, aquela sistemática que propicia a busca de informações em fontes existentes, ou seja, em toda a literatura que já se tornou pública em relação ao tema estudado, a fim de oferecer reflexões e aportes sobre as questões do acesso e uso da informação, enfatizando o papel da responsabilidade social de mobilização dos profissionais da informação que são considerados mediadores e atores de importância vital nesse cenário.