Vol. 20 (2024)
Melhores Trabalhos GT6 ENANCIB 2022/2023

Competência em informação e Religious Literacy: uma breve análise sobre o processo de construção da intolerância e do racismo religioso no Brasil

Eliane Silva de Sousa
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação / UFMG
Ana Paula Meneses Alves
Universidade Federal de Minas Gerais

Publicado 2024-08-12

Palabras clave

  • Competência em Informação,
  • Religious Literacy,
  • Intolerância religiosa,
  • Religiões de matriz africana

Cómo citar

Sousa, E. S. de, & Alves, A. P. M. (2024). Competência em informação e Religious Literacy: uma breve análise sobre o processo de construção da intolerância e do racismo religioso no Brasil. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 20, 1–22. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2064

Resumen

As religiões fazem parte da subjetividade humana e como tal, desempenharam e continuam desempenhando um papel potente junto à sociedade. A diversidade e sincretismo, características marcantes no campo religioso brasileiro, não têm sido fator de impedimento para a ocorrência de episódios de intolerância que vem se tornando cada vez mais recorrentes e como principais alvos, as religiões de matriz africana, respectivamente, a Umbanda e o Candomblé. Naquilo que tange as religiões de matriz africana, a expressão intolerância religiosa não comporta mais as violências direcionadas a esses grupos, e a expressão que comporta todas essas violências é o racismo religioso, que dará vazão e explicação para esse cenário. Nesse sentido, esse artigo traz como questão norteadora: Como a Competência em Informação e em Religião podem contribuir para compreender esse cenário atual de violências contra as religiões de matriz africana. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e exploratório. Por considerar a análise crítica dos episódios envolvendo questões religiosas, a diversidade interna das religiões, contexto, conhecimento e outros fatores, a implementação de estudos sobre Competência em Informação e Religious literacy pode acarretar contribuições positivas para o campo religioso brasileiro. O acesso à informação de fonte segura e ética pode elucidar não só sobre a origem e formação do campo religioso brasileiro, mas também sobre a origem do processo de intolerância e racismo religioso, contribuindo para a reflexão crítica e ética.

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