Competência em informação e Religious Literacy: uma breve análise sobre o processo de construção da intolerância e do racismo religioso no Brasil
Publicado 2024-08-12
Palabras clave
- Competência em Informação,
- Religious Literacy,
- Intolerância religiosa,
- Religiões de matriz africana
Cómo citar
Derechos de autor 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Resumen
As religiões fazem parte da subjetividade humana e como tal, desempenharam e continuam desempenhando um papel potente junto à sociedade. A diversidade e sincretismo, características marcantes no campo religioso brasileiro, não têm sido fator de impedimento para a ocorrência de episódios de intolerância que vem se tornando cada vez mais recorrentes e como principais alvos, as religiões de matriz africana, respectivamente, a Umbanda e o Candomblé. Naquilo que tange as religiões de matriz africana, a expressão intolerância religiosa não comporta mais as violências direcionadas a esses grupos, e a expressão que comporta todas essas violências é o racismo religioso, que dará vazão e explicação para esse cenário. Nesse sentido, esse artigo traz como questão norteadora: Como a Competência em Informação e em Religião podem contribuir para compreender esse cenário atual de violências contra as religiões de matriz africana. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e exploratório. Por considerar a análise crítica dos episódios envolvendo questões religiosas, a diversidade interna das religiões, contexto, conhecimento e outros fatores, a implementação de estudos sobre Competência em Informação e Religious literacy pode acarretar contribuições positivas para o campo religioso brasileiro. O acesso à informação de fonte segura e ética pode elucidar não só sobre a origem e formação do campo religioso brasileiro, mas também sobre a origem do processo de intolerância e racismo religioso, contribuindo para a reflexão crítica e ética.
Citas
- ALMEIDA, Bruno; ROMEIRO, Natália; SILVA, Franciéle Carneiro Garcês. Teses e dissertações sobre religião na Ciência da Informação Brasileia. In: MELO, Diogo Jorge de et al. (Org.). Repensar o sagrado: as tradições religiosas no Brasil e sua dimensão informacional.
- ALVES, Ana Paula Meneses. Competência em Informação. Belo Horizonte: UFMG, 2023. Material da disciplina Tópicos Especiais em Ciência da Informação IV: Estudos Avançados em Competência em informação, ministrada no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG em 2023.
- AMERICAN ACADEMY OF RELIGION. The American Academy of Religion guidelines for teaching about religion in K–12 public schools in the United States. Atlanta: AAR, 2010. Disponível em: http://www.aarweb.org/publications. Acesso em: 10 jul. 2023.
- ARAGÃO, G. Da intolerância religiosa ao diálogo trans-religioso. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 152–171, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/27256. Acesso em: 11 maio 2023.
- BITTENCOURT FILHO, José. Matriz Religiosa Brasileira: religiosidade e mudança social. Petrópolis: Vozes, 2003.
- BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016.
- BRASIL. Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007. Institui o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 2, 28 dez. 2007. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/871480/pg-2-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-28-12-2007. Acesso em: 15 mar. 2023.
- BRASIL. Lei n. 14.519, de 05 de janeiro de 2023. Institui o dia 21 de março como o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 161, n. 5, p. 01, 06 jan. 2023. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=515&pagina=1&data=06/01/2023&totalArquivos=34. Acesso em: 15 mar. 2023.
- BRASIL. Lei n. 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 147, n. 138, p. 01, 21 jul. 2010. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=21/07/2010&jornal=1&pagina=1&totalArquivos=144. Acesso em: 15 jan. 2024.
- CAMURÇA, Marcelo Ayres; SILVA, Ozaiais. O debate acerca das noções de “intolerância religiosa” e “racismo religioso” para a compreensão da violência contra as religiões afrobrasileiras. Revista OQ: Dossiê Racismo Religioso, Cuidado e Comunidades Negras Tradicionais. ano 5, n. 6, p. 6-30, 2022.
- DINHAM, A.; CRISP, B. Do the regulatory standards require Religious literacy of U.K. health and social care professionals? Soc Policy Admin. [S. l.], v. 53, p. 1081–1094, 2019.
- GALTUNG, J. Cultural violence. Journal of Peace Research, Los Angeles, v. 27, n. 3, p. 291–305, 1990.
- GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2017.
- IBGE. Censo 2010. Disponível em: https://censos.ibge.gov.br/2013-agencia-de-noticias/releases/14244-asi-censo-2010-numero-de-catolicos-cai-e-aumenta-o-de-evangelicos-espiritas-e-sem-religiao.html. Acesso em: 12 maio 2022.
- MOORE, Diane L. Overcoming Religious Illiteracy: a cultural studies approach. World History Connected, November 2006. Disponível em: http://worldhistoryconnected.press.uiuc.edu/4.1/moore.html. Acesso em: 09 dez. 2022.
- MOORE, Daiane L. Overcoming religious illiteracy. New York: Palgrave, 2007.
- MOORE, Daiane L. Diminishing Religious Literacy: methodological assumptions and analytical frameworks for promoting the public understanding of religion. In: DINHAM, Adam (ed.); FRANCISCO, Mateus (ed.). Religious Literacy in Policy and Practice. London: Policy Press, 2015.
- MOORE, Diane L. Overcoming Religious Illiteracy: Expanding the Boundaries of Religious Education, Religious Education, [S. l.], v. 109, n. 4, p. 379-389, 2014.
- OTTONICAR, Selma Leticia Capinzaiki; BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Inf. Prof., Londrina, v. 7, n. 2, p. 45 – 64, jul./dez. 2018. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/infoprof/. Acesso em: 11 ago. 2022.
- PROTHERO, Stephen. Religious Literacy: what every american needs to know–and doesn’t. New York: HarperOne, 2007.
- RUFINO, Luiz; MIRANDA, Marina Santos de. Racismo Religioso: política, terrorismo e trauma colonial. Outras Leituras sobre o problema. Problemata: revista internacional de filosofia [on-line], v. 10, n. 2, 2019, p. 229-242. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/issue/view/2407. Acesso em: 30 jan. 2024.
- SANTOS, Jussara Ventura dos. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na disseminação da informação religiosa. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
- SILVA, Edna Lúcia da; Menezes, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005.
- VELASCO, Valquíria Cristina Rodrigues. A geografia da repressão: o processo civilizador e a experiência do resistir de religiosos na Primeira República do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em História Comparada) – Instituto de História, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.
- VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.