Vol. 20 (2024)
Melhores Trabalhos do SNBU 2023

Minuto da Biblioteca: a produção do podcast da Biblioteca do CFCH/UFRJ

Leonardo Talone Neto
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Biografía
Érica Resende
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Biografía
Marília Santos Macedo
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Biografía

Publicado 2024-08-10

Palabras clave

  • Podcast,
  • Marketing em bibliotecas,
  • Mídias sociais

Cómo citar

Talone Neto, L., Resende, Érica, & Santos Macedo, M. (2024). Minuto da Biblioteca: a produção do podcast da Biblioteca do CFCH/UFRJ. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 20, 1–17. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2053

Resumen

Relata a produção do podcast "Minuto da Biblioteca" da Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CFCH/UFRJ), que tem como objetivo divulgar informações sobre os produtos e serviços oferecidos, obras e coleções do acervo, dicas de pesquisa e curiosidades para os ouvintes. Administrado pelo Grupo de Mídias Sociais da Biblioteca do CFCH, o grupo define a linha editorial mensalmente e promove ações de marketing divulgando o podcast no Spotify, YouTube, Instagram, Twitter, Facebook e no clipping "Saiba Mais", aproximando seu acervo e sua história aos seus usuários reais e potenciais.

Citas

  1. SARKAR, Tanmay De. Introducing podcast in library service: an analytical study. VINE: The journal of information and knowledge management systems, [London], v. 42, n. 2, p. 191-213, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1108/03055721211227237. Acesso em: 12 jun. 2023.
  2. FERREIRA, Janaina Carla; SANTOS NETO, João Arlindo dos. Inbound marketing em bibliotecas universitárias: novas formas de mediação da informação. Informação@Profissões, Londrina, v. 10, n. 1, p. 32-52, jan./abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n1p32. Acesso em: 12 jun. 2023.
  3. GULKA, Juliana Aparecida; LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira; CORREA, Elisa Cristina Delfini. O uso de marketing digital em bibliotecas. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 5, n. 1, p. 59-69, jan./abr. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.28998/cirev.2018v5n1e. Acesso em: 12 jun. 2023.
  4. PODCAST. In: DICIONÁRIO Priberam online de português. Lisboa: Priberam Informática, c2023. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/podcast. Acesso em: 12 jun. 2023.
  5. SANTOS, Francisco Edvander Pires. et al. A presença das bibliotecas na podosfera: uma análise a partir da recuperação de podcasts nos agregadores Spotify e Deezer. In: FERNANDES, Joana D’Arc Páscoa Bezerra; SANTOS, Francisco Edvander Pires. Tópicos de inovação em bibliotecas e sistemas de informação: tendências, inquietações e possibilidades. Maringá: Booknando, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69902. Acesso em: 12 jun. 2023.
  6. SENA, Priscila. Podcasts da Biblioteconomia e Ciência da Informação. São Paulo: FEBAB, 11 maio 2021. Disponível em: https://febab.org/2021/05/11/podcasts-da-biblioteconomia-e-ciencia-da-informacao/. Acesso em: 12 jun. 2023.
  7. SIBI. Podcasts sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação. Rio de Janeiro, 10 maio 2021. Disponível em: https://www.sibi.ufrj.br/index.php/inicio/471-podcasts-sobre-biblioteconomia-e-ciencia-da-informacao. Acesso em: 12 jun. 2023.