Vol. 21 (2025)
Artigos

Competência em informação em bibliotecas universitárias: análise das práticas publicadas em periódicos internacionais e eventos nacionais

Fernanda Silva Damasceno
Universidade Federal de Goiás
Elizete Vieira Vitorino
Universidade Federal de Santa Catarina

Publicado 2025-01-10

Palabras clave

  • Competência em Informação,
  • Bibliotecas universitárias,
  • Práticas de Competência em Informação

Cómo citar

Silva Damasceno, F., & Vieira Vitorino, E. (2025). Competência em informação em bibliotecas universitárias: análise das práticas publicadas em periódicos internacionais e eventos nacionais. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 21, 1–25. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1965

Resumen

A pesquisa aqui apresentada caracteriza-se como bibliográfica e documental e busca a análise das práticas de Competência em Informação desenvolvidas por bibliotecas universitárias que foram relatadas em periódicos internacionais e anais científicos de eventos nacionais. Utilizou-se um protocolo para busca que guiou na seleção de 111 documentos dessas fontes de informação. A análise realizada mostrou que a terminologia utilizada para descrever essas iniciativas é variada, assim como a maneira como são realizadas e a duração dessas ações. Apesar de semelhantes em formato, os relatos dessas práticas variam entre a literatura nacional e a internacional. Identificou-se que, na literatura nacional, há ausência de menções relacionadas às metodologias de ensino utilizadas, assim como de documentos para nortear o planejamento dessas práticas, mais comum de serem encontradas na literatura internacional. Conclui-se que, das publicações analisadas, ainda que a literatura sobre a Competência em Informação já tenha alcançado um nível de maturidade considerável, o mesmo não se observa em relação às práticas: ainda muito ligadas à educação de usuários ou instrução bibliográfica, aos recursos e espaços da biblioteca, visando a ampliação de seu uso, com pouco foco à reflexão crítica sobre conteúdos informacionais e à abrangência e complexidade de programas de Competência em informação, como de fato as pessoas precisam.

Citas

  1. ALONSO-ARÉVALO, J.; MARÍA SARAIVA, R. Las competencias básicas en materia de información en el contexto de la universidad del siglo XXI. Información, cultura y sociedad, v. 42, p. 153-162, jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.34096/ics.i42.7428. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1851-17402020000100153&lng=es&nrm=iso&tlng=es. Acesso em: 31 out. 2022.
  2. ALVES, M. B. M.; ARRUDA, S. M. de. Avaliação do tutorial on-line: “como fazer referências: bibliográficas, eletrônicas, e demais formais de documentos” da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina e seu impacto na web. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13., 2004, Natal. Anais […]. Natal: UFRN, 2004. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4923. Acesso em: 24 maio 2023.
  3. AMARAL, F. V.; RIBEIRO, N. C.; BORGES, E. C. Curso de normalização a distância: tecnologias web como suporte a competência informacional de usuários de biblioteca. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais […]. Salvador: UFBA, 2018. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5232. Acesso em: 24 maio 2023.
  4. AMORIN, A. da C. et al. Dimensões sociais da biblioteca universitária: projeto de desenvolvimento de habilidades informacionais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., 2012, Gramado. Anais […]. Gramado: UFRGS, 2012. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5988. Acesso em: 24 maio 2023.
  5. ANDERSON, L. DELILA: embedding digital and information literacy OERs into PG Cert. Journal of Information Literacy, v. 5, n. 1, p. 95-98, 2011. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V5-I1-2011-1/1890. Acesso em: 16 maio 2023.
  6. ANDRADE, C. B. et al. Ações de extensão em uma biblioteca universitária: promovendo a competência em informação e a pesquisa escolar em escolas públicas. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., 2012, Gramado. Anais […]. Gramado: UFRGS, 2012. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/6002. Acesso em: 24 maio 2023.
  7. ARAÚJO, E. da S.; SILVA, G. S.; SILVA, V. F. da. Desenvolvendo competência dos alunos de pós-graduação da Unidade Acadêmica de Guaranhuns da UFRPE: da pesquisa a elaboração de trabalhos acadêmicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: FEBAB, 2013. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/2347. Acesso em: 24 maio 2023.
  8. BALL, C. WikiLiteracy: enhancing students’ digital literacy with Wikipedia. Journal of Information Literacy, v. 13, n. 2, p. 253-271, 2019. DOI: https://doi.org/10.11645/13.2.2669. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V13-I2-5/2862. Acesso em: 18 maio 2023.
  9. BARCELLOS, R. S.; OLIVEIRA, F. R. de. Papel do bibliotecário nos processos de aprendizagem: educação de usuários por meio do Projeto Acolhida Cidadã. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 28., 2019, Vitória. Anais [...]. Vitória: FEBAB, 2019. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/3305. Acesso em: 24 maio 2023.
  10. BEDFORD, D. Evaluating confidence in information literacy: a red/amber/green approach. Journal of Information Literacy, v. 15, n. 1, p. 96-104, 2021. DOI: https://doi.org/10.11645/15.1.2833. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V15-I1-4/2933. Acesso em: 16 maio 2023.
  11. BEM, R. M. de.; ALVES, M. B. M. A contribuição do bibliotecário no processo de revisão sistemática: sugestão de um protocolo de pesquisa. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., 2012, Gramado. Anais […]. Gramado: UFRGS, 2012. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5992. Acesso em: 24 maio 2023.
  12. BOWLES-TERRY, M.; CLINNIN, K. Professional development for research-writing instructors: a collaborative approach. Communications in Information Literacy, v. 14, n. 2, p. 325-345, 2020. DOI: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2020.14.2.8. Disponível em: https://pdxscholar.library.pdx.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1353&context=comminfolit. Acesso em: 19 maio 2023.
  13. BRAGANTE, D. de L. Competência em informação e o novo universitário: participação da biblioteca universitária no acolhimento dos calouros. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 28., 2019, Vitória. Anais [...]. Vitória: FEBAB, 2019. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/3258. Acesso em: 24 maio 2023.
  14. CAMPELLO, B. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/9nQgbdkq5nXsNBLfv5MBHNm/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 29 jun. 2022.
  15. CARL, M.; WORSFOLD, L. The implementation and embedding of digital skills and digital literacy into the curriculum considering the Covid-19 pandemic and the new SQE: a case study from inception to implementation and continual development of the digital academy. Journal of Information Literacy, v. 15, n. 3, p. 119-133, 2021. DOI: https://doi.org/10.11645/15.3.3007. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V15-I3-2/3021. Acesso em: 18 maio 2023.
  16. CASSIN, F. H.; PASCHOALINO, R. A.; ROMANETTO, L. de M. Programa de educação de usuários da EESC-USP: experiência com os alunos ingressos na graduação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: FEBAB, 2013. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/2244. Acesso em: 24 maio 2023.
  17. CHAN, B; WEI, R.; FETHERSON, C. Innovative digital tools in EBP and information literacy education for undergraduate nursing students. Journal of Information Literacy, v. 14, n. 2, p. 128-140, 2020. DOI: https://doi.org/10.11645/14.2.2794. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V14-I2-1/2920. Acesso em: 17 maio 2023.
  18. COSTA, D. X. et al. Programa de formação dos usuários da Biblioteca Setorial do Instituto de Saúde e Biotecnologia – ISB/UFAM: relato de experiência. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 19., 2016, Manaus. Anais […]. Manaus: UFAM, UEAM; IFAM, 2016. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4491. Acesso em: 24 maio 2023.
  19. CRESTANA, M. F. et al. Capacitação de alunos de Medicina em pesquisa bibliográfica, por meio da educação a distância: experiência do Serviço de Biblioteca e Documentação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 15., 2008, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Unicamp; Unesp; USP, 2008. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4153. Acesso em: 24 maio 2023.
  20. CRESTANA, M. F. et al. EaD e a participação da biblioteca nas atividades de ensino e pesquisa. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., 2012, Gramado. Anais […]. Gramado: UFRGS, 2012. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/6010. Acesso em: 24 maio 2023.
  21. DAMIANO, L. C. do C. Indicadores de resultados na prática do letramento informacional acadêmico. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais […]. Salvador: UFBA, 2018. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5842. Acesso em: 24 maio 2023.
  22. DAMIANO, L. C. do C. Parceria biblioteca e docentes na prática do letramento informacional académico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 27., 2017, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: FEBAB, 2019. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/2727. Acesso em: 24 maio 2023.
  23. DAUTERIVE, S.; BOURGEOIS, J.; SIMMS, S. How little is too little? an examination of information literacy instruction duration for freshmen. Journal of Information Literacy, v. 11, n. 1, p. 204-219, 2017. DOI: https://doi.org/10.11645/11.1.2161. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V11-I1-2/2487. Acesso em: 16 maio 2023.
  24. DE LUCCA, D. M.; VITORINO, E. V. Competência em informação e suas raízes teórico-epistemológicas da ciência da informação: em foco, a fenomenologia. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 25, n. 3, p. 22-48, jul./set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/3317. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/HYGGCVMwrJ7J9mbstVhHfdz/?lang=pt#. Acesso em: 18 jun. 2020.
  25. DIEHL, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
  26. DOMMETT, E. J. Using a flipped classroom to embed information literacy skills training into academic studies. Journal of Information Literacy, v. 12, n. 1, p. 97-108, 2018. DOI: https://doi.org/10.11645/12.1.2349. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V12-I1-2/2695. Acesso em: 18 maio 2023.
  27. DUARTE, E. N.; FERNÁNZEZ VÁZQUEZ, M. do S. de A. F.; SILVA, E. S. da. Um programa de treinamento pensando no usuário. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 7., 1991, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UFRJ, 1991. Disponível em: http://repositorio.febab.libertar.org/items/show/4708. Acesso em: 24 maio 2023.
  28. DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/xDBTqDKvmcsvMnmwLWprjmG/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 29 jun. 2022.
  29. EL HASSASNI, A. The role of information literacy in Higher Education: an initiative at Al Akhawayn University in Morocco. Nordic Journal of Information Literacy in Higher Education, v. 7, n. 1, p. 32-37, 2015. DOI: https://doi.org/10.15845/noril.v7i1.229. Disponível em: https://noril.uib.no/article/view/2498/2226. Acesso em: 27 maio 2023.
  30. ENGEL, C. Information literacy passport for clinical students and clinicians. Journal of Information Literacy, v, 6, n. 2, p. 130-131, 2012. DOI: https://doi.org/10.11645/6.2.1743. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V6-I2-2012-1/1727. Acesso em: 17 maio 2023.
  31. ESPINOSA DE LOS MONTEROS, P. A.; BLACK, E. L. Information literacy for global inclusion: designing an annotated bibliography for global search and selection. Comnunications In Information Literacy, v. 15, n. 2, p. 208-226, 2021. DOI: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2021.15.2.4. Disponível em: https://pdxscholar.library.pdx.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1472&context=comminfolit. Acesso em: 19 maio 2023.
  32. ESTEVES, C. D. L. Treinamento de usuários na BC/UFFRJ: uma experiência em andamento. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 7., 1991, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UFRJ, 1991. Disponível em: http://repositorio.febab.libertar.org/items/show/4694. Acesso em: 24 maio 2023.
  33. EUCLIDES, M. L.; FANTIN, V. M. R. S. Implantação de um programa de capacitação de usuários em bases de dados: relato de uma experiência. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13., 2004, Natal. Anais […]. Natal: UFRN, 2004. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5210. Acesso em: 24 maio 2023.
  34. FAVATO, V. A. M.; ALEVATO, L. Treinamentos de usuários do curso de Psicologia: capacitação para elaboração de artigo científico. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5724. Acesso em: 24 maio 2023.
  35. FEEKERY, A. J. et al. Enhancing students’ professional information literacy: collaboratively designing an online learning module and reflective assessment. Journal of Information Literacy, v. 15, n. 2, p. 150-165, 2021. DOI: https://doi.org/10.11645/15.2.2856. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V15-I2-1/2965. Acesso em: 16 maio 2023.
  36. FERRAZ, K. M. de A. et al. Atendimento de excelência: serviço de orientação personalizada ao usuário de biblioteca. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13., 2004, Natal. Anais […]. Natal: UFRN, 2004. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5036. Acesso em: 24 maio 2023.
  37. FERREIRA, V. B. Decifrando o mapa da mina: capacitação de usuários de biblioteca universitária no acesso a bases de dados. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., 2012, Gramado. Anais […]. Gramado: UFRGS, 2012. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/6123. Acesso em: 24 maio 2023.
  38. FISCHI, R. M.; FAQUIM, E. M. R. B.; SANTANA, S. A. Mendeley e EndNote: a experiência da FMVZ/USP na capacitação e o impacto na normalização dos trabalhos académicos. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., 2012, Gramado. Anais […]. Gramado: UFRGS, 2012. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5991. Acesso em: 24 maio 2023.
  39. FONSECA, E. R.; PAULA, C. C de; PADOIN, S. M. de M. Curso de pesquisa bibliográfica (CPB): uma experiência da UFSM/RS para competência em informação na área da saúde. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: FEBAB, 2013. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/2346. Acesso em: 24 maio 2023.
  40. FONSECA, M. C.; PALHARES, M. M. Estação “Internautas Mirins”: espaço de inclusão, aprendizagem, e competência informacional via biblioteca universitária. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5188. Acesso em: 24 maio 2023.
  41. FONSECA, N. L. da. et al. Competência na busca e no uso da informação: uma experiência na UERJ. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 14., 2006, Salvador. Anais […]. Salvador: UFBA, 2006. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5110. Acesso em: 24 maio 2023.
  42. FRANÇA, J. L.; BARROCA, M. M.; SILVA, M. B. da. Ensinando normalização a distância: relato de uma experiência com educação a distância na UFMG. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5176. Acesso em: 24 maio 2023.
  43. FREITAS, F. N. et al. Programa de competência em informação da UnB: multiplicando conhecimento. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 19., 2016, Manaus. Anais […]. Manaus: UFAM; UEAM; IFMA, 2016. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4490. Acesso em: 24 maio 2023.
  44. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
  45. GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 mar. 2022.
  46. GONZÁLEZ ESTRADA, G. La alfabetización informacional: un caminho hacia la mejora del proceso de enseñanza-aprendizaje. Revista Cubana de Información em Ciencias de la Salud, v. 32, n. 1, e1533, p. 1-17, 2021. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2307-21132021000100018&lng=es&nrm=iso&tlng=es. Acesso em: 31 out. 2022.
  47. GUEDES, V. L. da S.; ROSAS, P.; CARREIRO, A. M. de C. Competência em informação: bases de dados eletrônicas como ferramenta de recuperação, avaliação, e produção da informação e do conhecimento científico e tecnológico na UFRJ. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 14., 2006, Salvador. Anais […]. Salvador: UFBA, 2006. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5101. Acesso em: 24 maio 2023.
  48. HAMLETT, A. Getting to work: information literacy instruction, career courses, and digitally proficient students. Journal of Information Literacy, v. 15, n. 2, p. 166-177, 2021. DOI: https://doi.org/10.11645/15.2.2857. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V15-I2-2/2964. Acesso em: 17 maio 2023.
  49. HANBIDGE, A. S.; TIN, T.; SANDERSON, N. Information literacy skills on the go: mobile learning innovation. Journal of Information Literacy, v. 12, n. 1, p. 118-136, 2018. DOI: https://doi.org/10.11645/12.1.2322. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V12-I1-4/2698. Acesso em: 17 maio 2023.
  50. HARE, J.; CHOI, K. Attribution and plagiarism in the creative arts: a flipped information literacy worshkop for postgraduate students. Journal of Information Literacy, v. 13, n. 1, p. 61-75, 2019. DOI: https://doi.org/10.11645/13.1.2640. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V13-I1-1/2798. Acesso em: 16 maio 2023.
  51. HINTIKKA, K.; PASSIO, A.-L. An information literacy course for doctoral students: information resources and tools for research. Nordic Journal of Information Literacy in Higher Education, v. 7, n. 1, p. 38-47, 2015. DOI: https://doi.org/10.15845/noril.v7i1.225. Disponível em: https://noril.uib.no/article/view/2499/2227. Acesso em: 27 maio 2023.
  52. HOBSCHEID, M.; KERBAVAZ, K. Flexibility is key: co-creating a rubric for programmatic instructional assessment. Communications in Information Literacy, v. 16, n. 1, p. 24-37, 2022. DOI: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2022.16.1.3. Disponível em: https://pdxscholar.library.pdx.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1559&context=comminfolit. Acesso em: 19 maio 2023.
  53. INGALLS, D. Beyond databases: information literacy instruction for undergraduate students of dietetics. Journal of Information Literacy, v. 12, n. 2, p. 97-112, 2018. DOI: https://doi.org/10.11645/12.2.2344. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V12-I2-2/2765. Acesso em: 16 maio 2023.
  54. KEAN, K.; ROBINSON, C. Personalised video instruction: a metaliterate approach to online information literacy. Journal of Information Literacy, v. 13, n. 2, p. 196-205, 2019. DOI: https://doi.org/10.11645/13.2.2652. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V13-I2-1/2846. Acesso em: 18 maio 2023.
  55. KELT, M. Developing SMILE using OERs and existing resources at Glasgow Caledonian University. Journal of Information Literacy, v. 6, n. 2, p. 135-137, 2012. DOI: https://doi.org/10.11645/6.2.1737. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V6-I2-2012-3/1723. Acesso em: 16 maio 2023.
  56. KETTUNEN, T. et al. Information seeking MOOCs at the University of Helsinki: interactive and integrated. Nordic Journal of Information Literacy in Higher Education, v. 11, n. p. 52-60, 2019. DOI: https://doi.org/10.15845/noril.v11i1.2787. Disponível em: https://noril.uib.no/article/view/2787/2759. Acesso em: 27 maio 2023.
  57. KLISTEWICZ, I. W. et al. Programa de formação de treinamento de usuários na biblioteca “Prof. Rosário Farâni Mansur Guérios”, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 2., 1981, Brasília. Anais […]. Brasília: Capes, 1981. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/3460. Acesso em: 24 maio 2023.
  58. KOELLING, G.; TOWNSEND, L. Research clinics: an alternative model for large-scale information literacy instruction. Communications in Information Literacy, v. 13, n. 1, p. 75-89, 2019. DOI: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2019.13.1.6. Disponível em: https://pdxscholar.library.pdx.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1252&context=comminfolit. Acesso em: 19 maio 2023.
  59. LAMON, S. P. et al. Formação do pesquisador juvenil: adequação do atendimento da biblioteca do CDCC da USP. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5612. Acesso em: 24 maio 2023.
  60. LARSEN, D.; WALLACE, S.; PANKL, L. Mapping library values and student learning outcomes: alignment with university pedagogical goals and practices. Journal of Information Literacy, v. 12, n. 1, p. 109-117, 2018. DOI: https://doi.org/10.11645/12.1.2399. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V12-I1-3/2697. Acesso em: 18 maio 2023.
  61. LEFEBVRE, L.; YANCEY, M. Graduate information literacy in online education using the embedded librarian model. Journal of Information Literacy, v. 8, n. 1, p. 93-96, 2014. DOI: https://doi.org/10.11645/8.1.1901. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V8-I1-2014-1/1935. Acesso em: 16 maio 2023.
  62. LIERMAN, A.; SANTIAGO, A. Developing online instruction according to best practices. Journal of Information Literacy, v. 13, n. 2, p. 206-221, 2019. DOI: https://doi.org/10.11645/13.2.2649. Disponível em: https://ariadnestaging.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V13-I2-2/2851. Acesso em: 16 maio 2023.
  63. LIMA, J. S.; SANTOS, F. E. P.; SANTOS, I. L. dos. Google Classroom como ferramenta para treinamentos à distância: um relato de experiência em bibliotecas universitárias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 27., 2017, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: FEBAB, 2017. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/2705. Acesso em: 24 maio 2023.
  64. LIMA, M. C. de. Ensinando e aprendendo: a capacitação de usuários através do treinamento de bases de dados digitais na Universidade de Fortaleza-Unifor. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: FEBAB, 2013. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/2408. Acesso em: 24 maio 2023.
  65. LIU, J.; PULLINGER, D. Step up to masters: supporting the academic skills transition for taught postgraduate students. Journal of Information Literacy, v. 15, n. 3, p. 100-118, 2021. DOI: https://doi.org/10.11645/15.3.3095. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V15-I3-1/3007. Acesso em: 18 maio 2023.
  66. LOMBARDI, V. V. et al. EaD como ferramenta para acesso à informação biomédica através da pesquisa bibliográfica. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5164. Acesso em: 24 maio 2023.
  67. LOWE, M. S.; MACY, K. V.; STONE, S. M. Contingent teaching through low-tech audience response systems: using Plickers to support student learning and assessment. Journal of Information Literacy, v. 13, n. 2, p. 234-252, 2019. DOI: https://doi.org/10.11645/13.2.2633. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V13-I2-4/2857. Acesso em: 16 maio 2023.
  68. MACEDO, M. V. R.; FRANCO, V. F.; DRIGO, R. Preparo técnico e pedagógico do profissional da informação que ministra cursos de pesquisa em bases de dados. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 15., 2008, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Unicamp; Unesp; USP, 2008. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4368. Acesso em: 24 maio 2023.
  69. MACHADO, L. F.; DEUS, C. C. R. D. de; FREITAS, Z. D. R. Iniciativas na gestão pública: competência em informação de bibliotecários da Universidade Federal do Rio de Janeiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 28., 2019, Vitória. Anais [...]. Vitória: FEBAB, 2019. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/3339. Acesso em: 24 maio 2023.
  70. MACKEY, T. P. Embedding metaliteracy in the design of a post-truth MOOC: building communities of trust. Communications in Information Literacy, v. 14, n. 2, p. 346-361, 2020. DOI: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2020.14.2.9. Disponível em: https://pdxscholar.library.pdx.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1411&context=comminfolit. Acesso em: 19 maio 2023.
  71. MAIA, C. M.; RAMOS, R. C.; STORTI, V. R. Capacitação de usuários: experiência como projeto de extensão da Biblioteca da Unesp, Câmpus de Rio Claro. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., 2012, Gramado. Anais […]. Gamado: UFRGS, 2012. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/6008. Acesso em: 24 maio 2023.
  72. MARANHÃO, A. M. N. et al. A capacitação de usuários no sistema de bibliotecas da PUC-RIO. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4925. Acesso em: 24 maio 2023.
  73. MARCHIS, B. Putting levity into literacy: professionally produced library instruction videos. Journal of Information Literacy, v. 12, n. 2, p. 113-120, 2018. DOI: https://doi.org/10.11645/12.2.2488. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRA-V12-I2-3/2749. Acesso em: 18 maio 2023.
  74. MARIANI, A. M.; FRANÇA, C. M. de; CARDOSO, A. L. M. de S. Desenvolvimento de competências informacionais em ambiente virtual. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 26., 2015, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: FEBAB, 2015. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/1222. Acesso em: 24 maio 2023.
  75. MARQUES, T. M. S. de M.; SILVA, F. K. O. da. Educação para acesso a informação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 14., 2006, Salvador. Anais […]. Salvador: UFBA, 2006. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5196. Acesso em: 24 maio 2023.
  76. MARQUETIS, E. M. et al. Programa de capacitação de usuários em informação científica da Biblioteca Central Cesar Lattes/Unicamp: a evolução desde sua implantação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 15., 2008, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Unicamp; Unesp; USP, 2008. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4247. Acesso em: 24 maio 2023.
  77. MEDINA DEL SOL, M. L. et al. La biblioteca universitaria ante los nuevos retos del siglo XXI. MediSur: Revista Científica de las Ciencias Médicas em Cienfuegos, Cienfuegos, v. 7, n. 2, marzo/abr. 2009. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-897X2009000200005. Acesso em: 31 out. 2022.
  78. MENDONÇA, M. A. de. et al. Biblioteca pra quê te quero?: uma proposta de educação de usuários na Universidade Federal do Ceará. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5079. Acesso em: 24 maio 2023.
  79. MILLS, J. et al. Beyond the checklist approach: a librarian-faculty collaboration to teach the BEAM method of source evaluation. Communications in Information Literacy, v. 15, n. 1, p. 119-139, 2021. DOI: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2021.15.1.7. Disponível em: https://pdxscholar.library.pdx.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1493&context=comminfolit. Acesso em: 19 maio 2023.
  80. MORAES, T. C. de M. Oportunidade de aprendizado utilizando o Mendeley. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 27., 2017, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: FEBAB, 2017. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/2726. Acesso em: 24 maio 2023.
  81. MOSER, E. M.; ACCETTA, I. R. Acesso à base de dados online: rotina de treinamento para usuários da Biblioteca Central da FURB. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., 2002, Recife. Anais […]. Recife: UFPE, 20002. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4069. Acesso em: 24 maio 2023.
  82. OLIVEIRA, A. A. de. et al. Aplicação de novas ferramentas para criação do tutorial on-line das bibliotecas da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5549. Acesso em: 24 maio 2023.
  83. PARK, D. E.; BRIDGES, L. M. Meet students where they are: centering Wikipedia in the classroom. Communications in Information Literacy, v. 16, n. 1, p. 4-23, 2022. DOI: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2022.16.1.2. Disponível em: https://pdxscholar.library.pdx.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1539&context=comminfolit. Acesso em: 19 maio 2023.
  84. PASSOS, R.; SANTOS, G. C. Oficinas pedagógicas: caminhos para interação entre bibliotecários e professores. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13., 2004, Natal. Anais […]. Natal: UFRN, 2004. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4874. Acesso em: 24 maio 2023.
  85. PICHEL, J. et al. Information-wise: a case for developing an evidence-informed information literacy programme at Maastricht University. Journal of Information Literacy, v. 15, n. 1, p. 105-121, 2021. DOI: https://doi.org/10.11645/15.1.2845. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V15-I1-5/2934. Acesso em: 17 maio 2023.
  86. PISTÉ BELTRÁN, S.; GARCÍA-QUISMONDO, M. A. M. Bibliotecas universitarias y educación digital aberta: um espacio para el desarrollo de instrumentos de implementación em web, de competencias em información e indicadores para su evaluación. Revista Interamericana de Bibliotecología, v. 41, n. 3, p. 277-288, sept./dic. 2018. DOI: https://doi.org/10.17533/udea.rib.v41n3a06. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/RIB/article/view/335123/20790826. Acesso em: 31 out. 2022.
  87. PIZZANI, L. et al. A experiência do ensino à distância no treinamento de usuários de bibliotecas universitárias. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4936. Acesso em: 24 maio 2023.
  88. POOLE, K. A flipped classroom approach to teaching search techniques for systematic reviews to encourage active learning. Journal of Information Literacy, v. 15, n. 1, p. 67-83, 2021. DOI: https://doi.org/10.11645/15.1.2847. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V15-I1-2/2931. Acesso em: 16 maio 2023.
  89. PUTTONEN, K. Information specialist and ICT lecturer co-teach an online course: a new way and what students think about it. Nordic Journal of Information Literacy in Higher Education, v. 6, n. 1, p. 52-64, 2014. DOI: https://doi.org/10.15845/noril.v6i1.217. Disponível em: https://noril.uib.no/article/view/2507/2235. Acesso em: 27 maio 2023.
  90. PYMAN, H.; SUNDSBØ, K. Copyright dough: a playful approach to teaching copyright. Journal of Information Literacy, v. 15, n. 1, p. 53-67, 2021. DOI: https://doi.org/10.11645/15.1.2832. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V15-I1-1/2930. Acesso em: 16 maio 2023.
  91. REBMANN, K. R. Supporting open information literacy via hybridised design experiments. Journal of Information Literacy, v. 12, n. 2, p. 89-97, 2018. DOI: https://doi.org/10.11645/12.2.2510. Disponível em: https://ariadnestaging.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V12-I2-1/2756. Acesso em: 18 maio 2023.
  92. REILLY, P. Creative approaches to teaching graduate research methods workshop. Nordic Journal of Information Literacy in Higher Education, v. 9, n. 1, p. 21-36, 2017. DOI: https://doi.org/10.15845/noril.v9i1.232. Disponível em: https://noril.uib.no/article/view/2517/2245. Acesso em: 27 maio 2023.
  93. RESENDE, E.; ZATTAR, M. A prática de competência em informação na biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 26., 2015, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: FEBAB, 2015. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/1379. Acesso em: 24 maio 2023.
  94. RIBEIRO, C. M.; VICENTINI, R. A. B. Desenvolvimento de material de apoio aos treinamentos presenciais utilizando ferramenta de EaD – educação à distância: WEBCT no sistema de bibliotecas da Unicamp. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., 2002, Recife. Anais […]. Recife: UFPE, 2002. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4029. Acesso em: 24 maio 2023.
  95. RIGHETTO, G. G.; VITORINO, E. V. A competência em informação como movimento de inovação social. Investigación Bibliotecológica, México, v. 34, n. 82, p. 29-52, ene./mar. 2020. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-358X2020000100029. Acesso em: 29 jun. 2022.
  96. RIVERS-LATHAM, M.; SINGER, H.; CONWAY, L. Library SkillUP: digital information skills module for students at the University of Hertfordshire. Journal of Information Literacy, v. 14, n. 1, p. 83-95, 2020. DOI: https://doi.org/10.11645/14.1.2745. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V14-I1-2/2882. Acesso em: 18 maio 2023.
  97. ROACH-FREIMAN, A. BEAM me up: teaching rhetorical methods for source use and synthesis. Communications in Information Literacy, v. 15, n. 2, p. 227-239, 2021. DOI: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2021.15.2.5. Disponível em: https://pdxscholar.library.pdx.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1497&context=comminfolit. Acesso em 19 maio 2023.
  98. RØDDESNES, S.; FABER, H. C.; JENSEN, M. H. NVivo courses in the library: working to create the library services of tomorrow. Nordic Journal of Information Literacy in Higher Education, v. 11, n. 1, p. 27-38, 2019. DOI: https://doi.org/10.15845/noril.v11i1.2762. Disponível em: https://noril.uib.no/article/view/2762/2764. Acesso em: 27 maio 2023.
  99. RØDLAND, I. Using an online digital wall board to promote student activity in a library course. Nordic Journal of Information Literacy in Higher Education, v. 12, n. 1, p. 20-29, 2020. Disponível em: https://noril.uib.no/article/view/2954/2958. Acesso em: 27 maio 2023.
  100. RUSH, L. Examining student perceptions of their knowledge, roles and power in the information cycle: findings from a ‘fake news’ event. Journal of Information Literacy, v. 12, n. 2, p. 121-130, 2018. DOI: https://doi.org/10.11645/12.2.2484. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V12-I2-4/2771. Acesso em: 16 maio 2023.
  101. RYDER, G. et al. Embedding peer support as a core learning skill in higher education. Journal of Information Literacy, v. 11, n. 1, p. 184-203, 2017. DOI: https://doi.org/10.11645/11.1.2207. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V11-I1-1/2495. Acesso em: 16 maio 2023.
  102. SANTANA, A. de. et al. EndNote: a experiência da FMVZ/USP na capacitação e normalização de trabalhos. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5168. Acesso em: 24 maio 2023.
  103. SANTOS, D. R. dos. et al. Iniciativas para construção do programa de capacitação de usuários do sistema de bibliotecas e arquivos da Universidade Federal Fluminense. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 27., 2017, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: FEBAB, 2017. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/2595. Acesso em: 24 maio 2023.
  104. SANTOS, E. M. dos; DUARTE, E. A.; PRATA, N. V. Cidadania e trabalho na sociedade da informação: uma abordagem baseada na competência informacional. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 13, n. 3, p. 208-222, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/TYtztFyxFfBytnZsFbQWFCv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 jun. 2022.
  105. SANTOS, F. E. P.; SANTOS, I. L. dos; LIMA, J. S. Treinamento a distância sobre o gerenciador de referências Mendeley. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais […]. Salvador: UFBA, 2018. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5299. Acesso em: 24 maio 2023.
  106. SEGNORELLI, M. H.; MARTINS, V. S. G.; BRACCHI, R. A. Modelagem e implantação de programa de competência em informação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 19., 2016, Manaus. Anais […]. Manaus: UFAM; UEAM; IFMA, 2016. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4460. Acesso em: 24 maio 2023.
  107. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24 ed. rev. amp. São Paulo: Cortez, 2016.
  108. SILVA, D. C. O desenvolvimento de competências em informação em ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta experimental. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 19., 2016, Manaus. Anais […]. Manaus: UFAM; UEAM; IFMA, 2016. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4467. Acesso em: 24 maio 2023.
  109. SILVA, S. P. da. et al. Educação do usuário e competência informacional: novos aportes para o treinamento de usuários em bibliotecas universitárias. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais […]. Salvador: UFBA, 2018. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5831. Acesso em: 24 maio 2023.
  110. SOUSA, L. L. de. et al. Treinamentos de usuários em bibliotecas universitárias: um relato de experiência da Universidade Federal Rural da Amazônia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 28., 2019, Vitória. Anais [...]. Vitória: FEBAB, 2019. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/3315. Acesso em: 24 maio 2023.
  111. SPUDEIT, D.; COSTA, M. P. P.; PRADO, J. M. K. do. Desenvolvimento da competência em informação: uma proposta para formação de leitores. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., 2012, Gramado. Anais […]. Gramado: UFRGS, 2012. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/6011. Acesso em: 24 maio 2023.
  112. TAKAHASHI, J. A. et al. Oficinas sobre fontes de informação aos ingressantes do curso de Enfermagem: competencia informacional. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5347. Acesso em: 24 maio 2023.
  113. TARDIFF, A. B. Have a CCOW: a CRAAP alternative for the internet age. Journal of Information Literacy, v. 16, n. 1, p. 119-130, 2022. DOI: https://doi.org/10.11645/16.1.3092. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V16-I1-2/3116. Acesso em: 16 maio 2023.
  114. TETERYCZ, T.; SCHIAVON, S. H. Capacitação de normalização de trabalhos acadêmicos à distância: uma experiência positiva. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: FEBAB, 2013. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/2223. Acesso em: 24 maio 2023.
  115. THOMAS, P.; JONES, M. F.; MATTINGLY, S. Using Wikipedia to teach scholarly peer review: a creative approach to open pedagogy. Journal of Information Literacy, v. 15, n. 2, p. 178-190, 2021. DOI: https://doi.org/10.11645/15.2.2913. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V15-I2-3/2963. Acesso em: 18 maio 2023.
  116. TILLEY, E. Information literacy: a matter of course. Journal of Information Literacy, v. 8, n. 1, p. 89-92, 2014. DOI: https://doi.org/10.11645/8.1.1896. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V8-I1-2014-2/1955. Acesso em: 17 maio 2023.
  117. TOLLAND, A.; MOGG, R.; BENNETT, A. Using learning diaries to evaluate and improve online information literacy and academic skills provision. Journal of Information Literacy, v. 13, n. 1, p. 76-92, 2019. DOI: https://doi.org/10.11645/13.1.2519. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V13-I1-2/2797. Acesso em: 18 maio 2023.
  118. USOVA, T.; LAWS, R. Teaching a one-credit course on data literacy and data visualisation. Journal of Information Literacy, v. 15, n. 1, p. 84-95, 2021. DOI: https://doi.org/10.11645/15.1.2840. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V15-I1-3/2932. Acesso em: 18 maio 2023.
  119. VANALLI, T. R.; MOREIRA, J. C. C. Ciclo de formação em competências informacionais: relato de implantação de um conceito inovador. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 27., 2017, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: FEBAB, 2017. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/2579. Acesso em: 24 maio 2023.
  120. WAITY, J. F.; CROWE, S. The context of authority and sociological knowledge: an experimental learning project. Communications in Information Literacy, v. 13, n. 1, p. 61-74, 2019. DOI: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2019.13.1.5. Disponível em: https://pdxscholar.library.pdx.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1300&context=comminfolit. Acesso em: 19 maio 2023.
  121. WEITZEL, S. da R.; CALIL JUNIOR, A.; ACHILLES, D. Revisiones e reflexiones. Alfabetización informativa en las escuelas: el papel del licenciado em bibliotecología. Revista Interamericana de Bibliotecología, v. 38, n. 3, p. 213-225, set./dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-09762015000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 29 jun. 2022.
  122. WISE, H. et al. Escape the welcome cliché: designing educational escape rooms to enhance students’ learning. Journal of Information Literacy, v. 12, n. 1, p. 86-96, 2018. DOI: https://doi.org/10.11645/12.1.2394. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V12-I1-1/2694. Acesso em: 16 maio 2023.
  123. WOODS, E.; MURPHY, E. Get the digital edge: a digital literacy and employability skills day for students. Journal of Information Literacy, v. 7, n. 2, p. 156-157, 2013. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V7-I2-2013-3/1865. Acesso em: 16 maio 2023.
  124. YAP, J. M.; PEÑAFLOR, J. The amazing library race: developing students’ media and information literacy skills through games. Journal of Information Literacy, v. 14, n. 1, p. 66-82. DOI: https://doi.org/10.11645/14.1.2708. Disponível em: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V14-I1-1/2883. Acesso em: 18 maio 2023.
  125. ZOCCO, L. P. et al. A experiência da Biblioteca Central do campus de Ribeirão Preto na criação de seu blog: relato de caso. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4933. Acesso em: 24 maio 2023.