Vol. 18 Núm. 3 (2022): Melhores trabalhos do CBBD 2022
Artigos

A educação antirracista nos cursos de biblioteconomia no Brasil: um panorama da região sudeste

Alexandre Faben
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFF e Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro - AGCRJ
Biografía
Debora Santos de Oliveira
Universidad de Salamanca: Salamanca
Biografía

Publicado 2022-12-19

Palabras clave

  • Educação antirracista,
  • Ensino de Biblioteconomia,
  • Agenda 2030 da ONU.

Cómo citar

Faben, A., & Oliveira, D. S. de. (2022). A educação antirracista nos cursos de biblioteconomia no Brasil: um panorama da região sudeste. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(3), 1–16. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1913

Resumen

Aborda a sistematização de disciplinas voltadas para a questão étnico-racial nos cursos presenciais de Biblioteconomia do Brasil, especificamente da região sudeste. Utiliza de pesquisa exploratória com caráter bibliográfico e documental a fim de mapear e analisar as matrizes curriculares e as ementas das disciplinas. Revela que a maior parte dos cursos de Biblioteconomia, da região sudeste, possui disciplina que discute temas relacionados à questão étnico-racial apesar de não está abordada em todos os cursos de forma explícita, seja na nomenclatura da disciplina, conteúdo da ementa, e referencial bibliográfico utilizado. Evidencia os matizes do ensino e chama atenção o fomento da educação antirracista em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.