v. 18 n. 3 (2022): Melhores trabalhos do CBBD 2022
Artigos

Proposta de um modelo preliminar de letramento estatístico para a Biblioteca Isaac Kerstenetzky, do IBGE

Danielle Sampaio Barreiros
IBGE
Lívia Linhares de Brito
IBGE
Luciana Lau
IBGE
Gerlaine Braga
IBGE

Publicado 19-12-2022

Palavras-chave

  • Letramento estatístico,
  • Letramento informacional,
  • Bibliotecas públicas,
  • IBGE

Como Citar

Barreiros, D. S., Brito, L. L. de, Lau, L., & Braga, G. (2022). Proposta de um modelo preliminar de letramento estatístico para a Biblioteca Isaac Kerstenetzky, do IBGE. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(3), 1–21. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1912

Resumo

Apresenta a temática letramento estatístico e a crescente relevância deste tema na atual Sociedade da Informação. Discute a importância do letramento estatístico no desenvolvimento da criticidade dos cidadãos e do consequente amplo exercício da cidadania. Traça ainda uma inter-relação entre o letramento informacional e o letramento estatístico e em dados demonstrando de que maneira tais conceitos estão interligados. Considera a importância das bibliotecas produtoras de informações estatísticas se aprofundarem sobre a temática em questão e incentiva que bibliotecas públicas e escolares, em especial, incluam em seus programas de letramento informacional tópicos relacionados ao letramento estatístico, de forma a empoderar os cidadãos com informações relevantes sobre o Brasil e os brasileiros. A partir da análise dos pedidos de informações recebidos pela Biblioteca Isaac Kerstenetzky do IBGE propõe um modelo preliminar de letramento estatístico inspirado em iniciativas existentes em bibliotecas internacionais, direcionado inicialmente aos usuários da Biblioteca Isaac que possuam o Ensino Médio como escolaridade. Este trabalho possui ainda aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas especialmente o ODS 4 “Educação de Qualidade”, ODS 10 “Redução das desigualdades”, e ao ODS 16 “Paz, justiça e instituições eficazes”.