Vol. 18 (2022)
Artigos

A publicação de dados abertos conectados nas instituições públicas federais brasileiras: o caso do sistema CONFEA/CREAs

Fabricio Foresti
UFSC
Biografía
Gregório Varvakis
UFSC
Biografía

Publicado 2022-10-22

Palabras clave

  • Dados abertos ligados. Gestão de Documentos. Arquivos Públicos.

Cómo citar

Foresti, F., & Varvakis, G. (2022). A publicação de dados abertos conectados nas instituições públicas federais brasileiras: o caso do sistema CONFEA/CREAs. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18, 1–26. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1762

Resumen

Os dados abertos governamentais são tendência das democracias contemporâneas. As instituições públicas estão inseridas no contexto hodierno do excesso de informação e da necessidade de transparência. Os documentos de arquivo, enquanto suportes que estruturam e coletam dados, podem entregar mais valor aos usuários através do uso das tecnologias de web semântica. Os objetivos do estudo são mostrar o cenário da pesquisa em Ciência da Informação no Brasil sobre dados abertos ligados, refletir sobre a abertura dos dados e propor um procedimento estruturado para publicação de dados abertos, além de apontar como os arquivos podem atuar nesse contexto. Os procedimentos metodológicos envolvem pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scopus e Brapci para recuperar artigos publicados entre 2012-2018 com o termo ‘Linked Open Data’ contido no título e a abertura dos dados contidos em um documento produzido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina. Os resultados mostram a possibilidade de aplicação das tecnologias de Linked Data na rotina de gestão de documentos e apresentam um caminho possível para lidar com a questão dos dados abertos em instituições públicas federais brasileiras. Conclui que é possível se valer das técnicas de web semântica para abertura dos dados no contexto da gestão de documentos e que os arquivos são os protagonistas naturais da abertura dos dados nas instituições públicas.