Vol. 17 Núm. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

Contribuições da competência em informação (CoInfo) no apoio à determinação da qualidade das informações contábeis

Regina Ramos Françóia
Faculdade Católica Paulista (FACAP) - Marília.
Biografía
Camila Araújo dos Santos
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB); Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Marília.
Biografía
Danielle Cristine da Silva Levorato
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Marília.
Biografía

Publicado 2021-07-27

Palabras clave

  • Competência em informação,
  • Informação contábil,
  • Qualidade da informação contábil,
  • Tomada de decisão,
  • Ciências Contábeis.

Cómo citar

Françóia, R. R., Santos, C. A. dos, & Levorato, D. C. da S. (2021). Contribuições da competência em informação (CoInfo) no apoio à determinação da qualidade das informações contábeis. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–20. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1663

Resumen

Disserta sobre a transversalidade entre as temáticas informações contábeis, suas características qualitativas e a competência em informação. Delineou-se como objetivo demonstrar de que maneira a competência em informação atribui qualidade às informações contábeis de modo que o contador possa apoiar os usuários e auxiliar a organização a resolver problemas e tomar decisões mais assertivas. Para a consecução do objetivo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica. Os resultados demonstram que o contador deve utilizar diversas fontes de informação para aumentar seu conhecimento sobre a situação vigente, deve verificar se não há lacunas, imprecisões e dados ou fatos incompletos, a fim de não repassar informações inconsistentes aos seus usuários, precisa compreender a lógica de argumentação da informação, examinar e comparar a informação em diversas fontes para apontar precisão, autoridade e atualidade e comparar o conhecimento que tem sobre o assunto com o novo conhecimento. Compreende-se que todas essas ações com as informações contábeis, amparadas pela competência em informação, faz com que o saber-fazer, saber-ser e saber-agir do contador tornem-se transparentes e éticas, provendo credibilidade sobre sua postura profissional.