Vol. 17 Núm. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

Dimensões política e ética da competência em informação na representação estudantil em centros acadêmicos

Ana Maria Mendes Miranda
Universidade Estadual de Londrina
Biografía
Larissa Moraes Martins
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Biografía
Adriana Rosecler Alcará
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Biografía

Publicado 2021-07-27

Palabras clave

  • Dimensões da competência em informação,
  • Movimento estudantil,
  • Centros acadêmicos,
  • Habilidades informacionais.

Cómo citar

Miranda, A. M. M., Martins, L. M., & Alcará, A. R. (2021). Dimensões política e ética da competência em informação na representação estudantil em centros acadêmicos. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–20. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1655

Resumen

O estudo tem o objetivo de investigar as dimensões ética e política da competência em informação dos representantes de centros acadêmicos em uma instituição pública do Paraná, a partir da seleção, avaliação e compartilhamento da informação por eles adotados. Quanto à metodologia, realizou-se uma pesquisa de campo, exploratória e descritiva e com abordagem qualitativa. Para tal, a coleta de dados se deu por meio da técnica de entrevista, do tipo estruturada, com representantes de cinco centros acadêmicos de uma universidade pública da região sul do Brasil. Entre os principais resultados foi possível identificar as fontes de informação mais utilizadas, como avaliam essas fontes e os critérios de análise política e aspectos éticos da informação considerados pelos participantes da pesquisa. Consequentemente, foi possível refletir sobre a relevância das dimensões ética e política na atuação dos centros acadêmicos e como estas podem contribuir no desenvolvimento da classe estudantil em suas lutas de formas coletivas e individuais.