Vol. 17 Núm. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

Competência em Informação e gestão do conhecimento: relações necessárias

Juliana Cardoso dos Santos
Universidade Estadual de Londrina
Biografía
Leticia Gorri Molina
Universidade Estadual de Londrina
Biografía

Publicado 2021-07-27

Palabras clave

  • Competência em Informação,
  • Memória Organizacional,
  • Gestão do Conhecimento,
  • Ambientes Organizacionais

Cómo citar

Santos, J. C. dos, & Molina, L. G. (2021). Competência em Informação e gestão do conhecimento: relações necessárias. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–15. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1641

Resumen

A gestão do conhecimento lida com fluxos informais que tem como objeto o conhecimento tácito, visando identificar, mapear e desenvolver conhecimentos que depende de sujeitos organizacionais competentes em informação para sua efetividade. Nessa perspectiva, este estudo evidencia relações possíveis entre a competência em informação e o processo de GC em ambientes organizacionais. No que tange aos procedimentos metodológicos, se trata de um estudo teórico, de natureza qualitativa, tipologicamente descritivo e exploratório. A partir da análise e reflexão sobre as relações entre competência em informação e o processo de gestão do conhecimento evidencia-se que ambas dependem de conhecimentos, habilidades e atitudes dos sujeitos organizacionais que potencializam a explicitação do conhecimento tácito transformando-o em informação, explícita. Considera-se que os achados contribuem para enriquecer o referencial teórico de ambas as temáticas no âmbito do campo científico da Ciência da Informação e sinalizam para necessidade de mais estudos sobre as relações entre competência em informação e o processo de gestão do conhecimento focando a competitividade organizacional.