Vol. 17 Núm. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

Competência em Informação para constituição da Memória Organizacional

Juliana Cardoso dos Santos
Universidade Estadual de Londrina
Biografía
Adriana Rosecler Alcará
Universidade Estadual de Londrina
Biografía
Marta Lígia Pomim Valentim
Universidade Estadual Paulista
Biografía

Publicado 2021-07-27

Palabras clave

  • Competência em Informação,
  • Memória Organizacional,
  • Memória Repertório,
  • Interdisciplinaridade Temática.

Cómo citar

Santos, J. C. dos, Alcará, A. R., & Valentim, M. L. P. (2021). Competência em Informação para constituição da Memória Organizacional. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–18. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1636

Resumen

A constituição da memória organizacional depende de sujeitos organizacionais competentes em informação. Nessa perspectiva, este estudo evidencia a importância da competência em informação para a constituição, socialização e consolidação da memória organizacional, a partir da formação da memória repertório, que se refere aos vários processos cognitivos e conhecimentos prévios inerentes aos sujeitos organizacionais e, portanto, considerados valiosos ativos organizacionais. No que tange aos procedimentos metodológicos, se trata de um estudo teórico, de natureza qualitativa, tipologicamente descritivo e exploratório. A partir da análise e reflexão sobre a inter-relação entre competência em informação e memória organizacional, evidencia-se que ambas são dependentes das habilidades cognitivas, experiências, valores e crenças dos sujeitos organizacionais. Considera-se que os achados contribuem para enriquecer o referencial teórico de ambas as temáticas no âmbito do campo científico da Ciência da Informação e sinalizam para um maior aprofundamento em relação aos aspectos individuais, coletivos e contextuais que interferem na competência em informação e na memória organizacional.