Publicado 2021-07-27
Palabras clave
- Competência informacional,
- Indexação,
- Tomada de decisão,
- Indexador
Cómo citar
Derechos de autor 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
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Resumen
O indexador é o responsável por realizar a representação da informação, durante o processo de indexação, de forma que possa ser recuperada pelos usuários em sistemas de busca de catálogos online e demais sistemas de informação. As suas escolhas e tomadas de decisão no processo de indexação influenciam diretamente na representação e recuperação da informação, mostrando ser um trabalho complexo de ser realizado e, por isso, necessitando de competências que o torne apto para desenvolver a função de indexador. O objetivo está em investigar quais são as competências informacionais do bibliotecário indexador no processo de indexação. Para isso, o método utilizado foi a revisão da literatura que se justifica devido à falta de estudos presentes nas duas temáticas, sendo necessário averiguar o que e como os teóricos desenvolveram pesquisas sobre ambas as temáticas. Os resultados apresentaram que existem poucos trabalhos que abordam as temáticas competências informacionais e indexação em conjunto. Os poucos trabalhos abordam de maneira genérica as competências essenciais que o indexador deve ter e mostraram que compreender o que motiva as atitudes e decisões dele é um processo complexo que envolve aspectos racionais e subjetivos. Conclui-se que o indexador possui variáveis pessoais (história de vida e perfis psicológicos) em sua formação (como profissional e/ou acadêmico) e em seu contexto (ambiente da instituição em que realiza a indexação) que influenciam no processo de indexação.