Publicado 2021-07-27
Palabras clave
- Competência em Informação,
- Formação Universitária,
- Ciência da Informação
Cómo citar
Derechos de autor 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Resumen
Ao propor o desenvolvimento de sujeitos com pensamentos críticos e transformadores da sociedade, pode-se inter-relacionar atuações do campo da educação e da competência em informação. Porém, existe um paradigma dentro das universidades em sentido contrário a esta finalidade, que apresenta um processo de ensino que visa apenas a reprodução do conhecimento. Neste contexto, a problemática da pesquisa é compreender como as bases epistemológicas das pesquisas em competência em informação apresentam as inter-relações entre Ciência da Informação e Ciência da Educação. Para tanto, esta pesquisa objetiva analisar os levantamentos bibliográficos de pesquisas de mestrado e doutorado, no Brasil, sobre competência em informação no ensino universitário. Como procedimentos metodológicos foram adotados o levantamento bibliográfico e a análise de conteúdo por meio de categorias estabelecidas a posteriori. Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se o papel protagonista da competência em informação, no ensino universitário, para uma formação reflexiva e ativa, importante para uma mudança cultural e para uma formação centrada no discente.