v. 18 (2022)
Artigos

Mapeamento de competências humanas e organizacionais para formação de pessoas com competências do conhecimento

Marcos Leandro Oliveira
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JULIO DE MESQUITA FILHO"
Biografia
Ieda Pelógia Martins Damian
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JULIO DE MESQUITA FILHO"
Biografia

Publicado 28-05-2022

Palavras-chave

  • Competências Organizacionais,
  • Competências Individuais,
  • Estilos Comportamentais,
  • Gestão por Competências

Como Citar

Oliveira, M. L., & Damian, I. P. M. (2022). Mapeamento de competências humanas e organizacionais para formação de pessoas com competências do conhecimento. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18, 1–23. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1603

Resumo

Um dos pilares para o desenvolvimento organizacional está diretamente relacionado a como as organizações gerenciam o seu capital intelectual, o conhecimento que se encontra na mente de seus colaboradores. O conhecimento é vital para o bom desempenho das organizações, porém, como ele é emanado de uma estrutura humana, é fundamental reconhecer que conter este conhecimento não é uma tarefa fácil, pois, as pessoas possuem vontades próprias, pensamentos próprios e formas de pensar distintas, características da personalidade, intrínsecas de cada indivíduo. Diante deste contexto, o objetivo deste artigo é apresentar os requisitos fundamentais do conceito de competências organizacionais e individuais que contribuem para a construção de conhecimento organizacional. Enquanto metodologia, foi realizado um estudo descritivo e um levantamento bibliográfico com o objetivo de formar uma base de referência para mapear competências humanas e organizacionais que possam contribuir para desenvolvimento de pessoas com competências do conhecimento. Conclui-se que o estado mental e cognitivo do indivíduo afeta a capacidade de criar conexões a partir da informação, o que interfere na transmissão e no compartilhamento de conhecimento. Verificou-se que o mapeamento de perfil e reconhecimento do estilo de comportamento contribui para identificação das deficiências e potencialização das competências individuais humanas. Constatou-se que é vital o emprego da gestão por competências para formar pessoas com competências do conhecimento.